Já há algum tempo, a Volkswagen vem fracassando no mercado de carros elétricos. Acumulando prejuízos em decorrência de repetidos resultados negativos nesse segmento, a multinacional precisa urgentemente cortar custos. E uma das medidas de contenção de despesas previstas pela Volkswagen é o fechamento de fábricas.
A primeira na lista é uma unidade industrial localizada em Bruxelas, na Bélgica. De lá, sai o Q8 e-tron, da Audi, marca que integra o grupo Volkswagen: as vendas desse modelo andam tão insignificantes que a empresa deverá fechar a fábrica e simplesmente encerrar a produção.
A empresa informou que abriu um "processo de informação e consulta" na planta. O comunicado diz ainda que o resultado" pode levar ao encerramento das operações, caso não seja encontrada outra alternativa.” Atualmente, cerca de 3 mil funcionários trabalham na fábrica de Bruxelas.
Por sua vez, a imprensa europeia considera o fechamento certo. Alguns veículos de comunicação, como o alemão Berliner Zeitung, afirmam que os prejuízos causados pela gama de carros elétricos da Volkswagen são tão altos que podem provocar não apenas o fechamento de fábricas, mas de toda a empresa. Por isso, iniciativas precisam ser tomadas prontamente.
Outra fábrica que parece correr risco de fechamento é a de Zwickau, na Alemanha, que produz os modelos Volkswagen ID.3,. ID.4, ID.5 e o Audi Q4 e-tron. Essa unidade industrial tem grande índice de ociosidade e opera apenas com dois terços da capacidade máxima.
Recentemente, a multinacional anunciou cortes de 1.200 postos de trabalho na fábrica de Zwickau. E, durante várias semanas, paralisou a produção das unidades industriais de Emden e Dresden, também situadas na Alemanha.
Fechamento de fábrica decorre de fracasso dos carros elétricos da Volkswagen
O fechamento de fábricas é uma consequência direta dos péssimos resultados comerciais que os carros elétricos da Volkswagen vêm obtendo. Modelos como o ID.3 e o ID.4 somam vendas pífias em praticamente todos os mercados em que estão presentes. Um dos motivos está nos preços elevados, inclusive para os padrões dos consumidores europeus.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!