Quem já ouviu falar da marca Dacia, sabe que ela é uma empresa de origem romena controlada pela Renault. Essa subsidiária se dedica a veículos mais acessíveis, da chamada base do mercado, ideais para consumidores do leste europeu. Assim, o modelo que, no Brasil, é conhecido como Renault Kwid, é vendido no velho continente como Dacia Spring. E, por lá, ele está em queda livre nas vendas.
O motivo para o mau desempenho comercial no modelo está diretamente ligado a questões tributárias. Recentemente, a União Europeia estabeleceu tributos alfandegários para carros elétricos importados da China: é justamente de lá que o Dacia Spring é proveniente. Aliás, o próprio Renault Kwid E-Tech, comercializado no Brasil, também é produzido no país asiático.
Para piorar ainda mais a situação, a França, um dos principais mercados do Dacia Spring, cortou incentivos fiscais para carros elétricos. Tudo somado, o preço do modelo, que era de 15 mil Euros (valor que equivale a cerca de R$ 91,1 mil, passou para de 18 mil Euros (aproximadamente R$ 110 mil). Assim, o modelo perdeu competitividade e deixou de ser um dos carros elétricos mais acessíveis do mercado.
Para se ter uma ideia, os emplacamentos do Dacia Spring no primeiro semestre deste ano diminuíram cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. O tombo foi tão grande que gerou reflexos nas vendas totais de carros elétricos do grupo Renault, que caíram cerca de 17%.
Apesar dos maus resultados no segmento de carros elétricos, a Renault não tem do que reclamar na Europa. As vendas totais do grupo subiram 6,7% no continente, entre o primeiro semestre de 2023 e o deste ano. Isso, graças ao bom desempenho comercial dos veículos a combustão da marca e também ao das vans elétricas, que, sozinhas, acumularam alta de expressiva de 30% durante o período.
Diferenças entre o Renault Kwid E-Tech e o Dacia Spring
Recapitulando, Renault Kwid E-Tech e Dacia Spring são, grosso modo, o mesmo carro. Os dois compartilham não só a plataforma, como também a maior parte das peças de carroceria, incluindo portas, capota e para-brisa. Porém, o design da dianteira e da traseira é bastante distinto. Outra diferença é o interior um pouco mais caprichado no modelo da marca romena.
Vale lembrar que, no Brasil, o Renault Kwid E-Tech é um dos carros elétricos mais acessíveis do mercado, com preço de R$ 99.990. O modelo desenvolve 65cv de potência e 11,5kgfm de torque. Já a autonomia é de 186km no ciclo do Inmetro.
Já testamos o Renault Kwid E-Tech: assista ao vídeo!
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