A Toyota parece ter levado bem a sério o papel de patrocinadora das Olimpíadas 2024, realizadas em Paris, na França: afinal, desenvolveu carros especificamente para o evento esportivo. Aliás, chamá-los de carros seria um certo exagero. Na verdade, são veículos pensados para ajudar no deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.
Os carros, ops, veículos são classificados pela Toyota de soluções de mobilidade para as Olimpíadas 2024. Além da questão da inclusão, o fabricante destaca também a questão da sustentabilidade. Isso, porque ambos os modelos têm propulsão totalmente elétrica e, consequentemente, não emitem qualquer tipo de gás na atmosfera.
O primeiro dos veículos chama-se APM, sigla de Accessible People Mover (Transportador Acessível de Pessoas, em uma tradução livre). O projeto foi desenvolvido em Portugal e visa para facilitar os deslocamentos de atletas, espectadores funcionários, inclusive daqueles com necessidades de acessibilidade. De acordo Toyota, cerca de 250 unidades estão em uso durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O segundo veículo é o Wheelchair e-puller (algo como Rebocador de Cadeiras de Rodas). De acordo com a Toyota, esse mecanismo dá mais liberdade de movimento às Pessoas com Deficiência (PCDs). O alcance médio é de 25 km, e o desenvolvimento ocorreu em conjunto com a startup austríaca de mobilidade Klaxon.
Carros da Toyota nas Olimpíadas 2024
Os veículos que a Toyota disponibilizou para as Olimpíadas de Paris 2024 não se resumem aos modelos especialmente criados para o evento: há, também, uma frota de carros propriamente ditos. entre os modelos, estão Mirai, bZ4X, Proace, Proace Verso e RAV4, além do Lexus RZ. Todos têm propulsão elétrica, híbrida ou, no caso do primeiro, a hidrogênio.
Ao todo, são nada menos que 2.650 carros da Toyota empregados durante as Olimpíadas de 2024. Parece ser uma boa publicidade para a marca japonesa, já que os veículos serão vistos circulando constantemente por Paris. A empresa manterá a ação durante os Jogos Paralímpicos Internacionais, dos quais também é patrocinadora.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion!