x
UAI
DEFEITO

Caminhonetes Toyota terão motores substituídos sem custos

Defeito crônico exigirá a troca de mais de 100 mil propulsores em ação de recall

Publicidade
Falhas de funcionamento afetam unidades da caminhonete Toyota Tundra fabricadas em 2022 e 2023
Falhas de funcionamento afetam unidades da caminhonete Toyota Tundra fabricadas em 2022 e 2023 Foto: Toyota/Divulgação

Quem acompanha o VRUM deve ter visto o caso dos motores defeituosos que equipam as caminhonetes Toyota Tundra. A falha está, especificamente, nos casquilhos do virabrequim da unidade 3.5 V6 biturbo a gasolina, presente não só na caminhonete, mas também no SUV Lexus LX 600. Após o surgimento de mais de 800 relatos de problemas, o fabricante tomou uma medida radical: vai trocar os propulsores de cerca de 102 mil veículos. 

São exatamente 98.568 unidades da picape Tundra e 3.524 do Lexus LX600s. A troca completa dos motores será realizada durante um recall e, apesar da complexidade e dos custos envolvidos, não acarretará gasto algum para os proprietários. A ação corretiva envolve caminhonetes Toyota e SUVs Lexus produzidos entre 2022 e 2023, sempre com motorização a combustão: as versões híbridas não estão envolvidas. 

De acordo com a marca japonesa, o problema tem origem em uma inconformidade no processo de usinagem do motor. Essa falha faz com que os casquilhos entrem em contato com os mancais do virabrequim e soltem limalhas metálicas. O resultado é o surgimento de um ruído metálico, mas há casos nos quais o problema provocou o travamento total do motor. Se isso acontecesse com o veículo em movimento, poderia ocasionar um acidente.

Motor 3.5 V6 biturbo a gasolina da Toyota, instalado no cofre de uma caminhonete Tundra 2022
Falhas ocorrem em unidades da caminhonete Toyota Tundra equipadas com motor 3.5 V6 biturbo a gasolina Foto: Toyota/Divulgação

Na verdade, a Toyota já havia anunciado que faria um recall para as picapes e SUVs defeituosos no último mês de maio, mas só agora revelou no que consistirá o serviço de reparo. Algumas concessionárias já haviam realizado essa troca em garantia, mediante aprovação do fabricante, que, até então, vinha analisando e tratando o problema individualmente, caso a caso. 

Recall soluciona falha nas caminhonetes Toyota

O recall da Toyota colocará um ponto final a uma novela que vinha atormentando os proprietários das caminhonetes Tundra e dos SUVs Lexus LX 600. Alguns deles chegaram a relatar que as autorizadas da marca estavam recusando tais modelos na troca por um veículo novo, justamente por causa do defeito. Outros temiam desvalorização acentuada no momento da revenda, mesmo em unidades que não haviam apresentado a falha.  

  • Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!