x
UAI
MERCADO

Toyota: vendas despencam devido à alta dos carros chineses

Concorrência acirrada e escândalos fizeram os resultados da marca japonesa piorarem

Publicidade
Ano de 2024 não está sendo bom para a Toyota
Ano de 2024 não está sendo bom para a Toyota Foto: Toyota/ divulgação

A situação não anda fácil para a Toyota: em junho, a empresa amargou o quinto mês seguido de queda nas vendas globais. No resultado acumulado ao longo do primeiro semestre, a baixa foi de 5%, com um total de 4,6 milhões de veículos comercializados. Considerando apenas junho último, a retração foi de nada menos que  13% em relação ao mesmo período de 2023, com 796 mil exemplares comercializados.

Uma das principais causas atribuídas a esses resultados negativos diz respeito aos carros chineses. As fabricantes daquele país, entre as quais BYD, Huawei e Geely, estão em franco crescimento e já respondem por cerca de 21% das vendas globais do setor. Um dos "segredos" dos veículos produzidos no país está no preço, significativamente mais baixo que os das concorrentes de outras nacionalidades. 

Para proteger as indústrias locais, os governos dos Estados Unidos e dos países da União Europeia, inclusive, adotaram barreiras comerciais, como alta nos impostos de importação para carros chineses. Tais medidas já começaram a fazer efeito, mas, aparentemente, não barraram a expansão dos veículos produzidos no país em outras regiões.    

Outro ponto considerado crucial na queda das vendas da Toyota foi o escândalo na certificação de veículos revelado no Japão. As fraudes, que envolveram também outras empresas, entre as quais Honda, Suzuki e Mazda, ocorreram em diferentes esferas: vão desde crash tests até emissões de poluentes. O caso segue sendo investigado no país asiático.  

Vale lembrar que a Toyota também teve um prejuízo recente nos Estados Unidos. A fabricante substituirá mais de 100 mil motores defeituosos, que equipam a caminhonete Tundra e o SUV Lexus LX600s. A falha está nos casquilhos do virabrequim e, em casos mais graves, chega a travar o propulsor. Mais de 800 relatos de problemas do gênero já foram relatados nos Estados Unidos. 

Como estão as vendas da Toyota no Brasil?

Se, globalmente, as vendas da Toyota estão em declínio, no Brasil a situação é muito diferente. Por aqui, a marca de origem japonesa teve um crescimento de 2,2% entre os meses de janeiro em junho deste ano, em comparação ao primeiro semestre de 2023. Durante esse período, cerca de 93 mil veículos da fabricante foram emplacados no país.  

  • Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!