Milhares de pessoas estão acompanhando as Olimpíadas de Paris 2024 e um dos carrascos dos atletas brasileiros tem sido o Japão, país que sediou a edição anterior dos jogos. Nas mídias sociais, os internautas não deixaram a rivalidade passar em branco e criaram diversos memes: até mesmo o Comitê Olímpico do Brasil (COB) participou. No entanto, não é só nos esportes que o país asiático ganha medalha ouro. Afinal, eles também estão à frente na venda de automóveis.
Para se ter uma ideia da situação, no futebol feminino, a seleção brasileira perdeu para o Japão nos acréscimos durante as Olimpíadas. No skate, Rayssa Leal levou a medalha de bronze, enquanto duas competidoras japonesas ocuparam os outros lugares do pódio. No judô, a campeã olímpica Rafaela Silva perdeu a disputa do bronze para uma lutadora japonesa.
Japão leva ouro nas Olimpíadas de venda de carros
Caminhonetes: Toyota Hilux
A picape média da montadora japonesa leva o primeiro lugar do pódio dentro da categoria. No acumulado do ano, a caminhonete acumula 27.044 emplacamentos. Já no mês de julho, 4.760 veículos foram vendidos.
Recentemente, a equipe VRUM testou versão esportiva da gama, a Toyota Hilux GR-Sport. A configuração é equipada com 2.8 turbodiesel, que recebeu um novo turbocompressor, de geometria variável, e calibração eletrônica exclusiva. O propulsor garante à picape média uma potência de 224cv, além de um torque de 55kgfm.
SUVs médios: Toyota Corolla Cross
O SUV médio é o campeão de vendas em sua categoria, garantindo outro ouro para os japoneses nas Olimpíadas dos emplacamentos. Ao todo, o modelo já vendeu 26.691 unidades, sendo que, apenas em julho, foram comercializados 4.848 exemplares.
O VRUM esteve presente no lançamento da linha 2025 do Toyota Corolla Cross, que não mudou muito. OO visual exibe com algumas atualizações, mas a motorização é a mesma. O modelo pode ser equipado com sistema híbrido flex, com dois motores elétricos e um 1.8 de ciclo Atkinson, ou com uma mecânica tradicional, a combustão, com propulsor 2.0 flex.
SUVs grandes: Toyota SW4
Na categoria SUVs com chassi, o Japão garante mais um topo no pódio. O modelo, baseado na Hilux, emplacou 9.141 unidades durante o ano de 2024. Em julho, 1.510 unidades foram vendidas.
No início do ano, a montadora japonesa lançou uma nova versão para o SW4. O SUV é equipado com o sistema MHEV, com gerador de partida de 48V, gerando 16cv e 6,6kgfm. A bateria é conectada a um motor 2.8 turbodiesel que gera 204cv e 50,9kgfm. Acoplado a ele, há um câmbio automático de seis marchas.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!