x
UAI
Que perigo!

Carro elétrico: Mercedes-Benz pegou fogo por 8 horas sem parar

Caso aconteceu na Coréia do Sul; cerca de 21 pessoas foram hospitalizadas e 70 veículos foram danificados devido às chamas

Publicidade
Mercedes-Benz pode ter tido bateria danificada, o que teria causado incêndio
Mercedes-Benz pode ter tido bateria danificada, o que teria causado incêndio Foto: Reprodução / YouTube

Incêndios em carros elétricos continuam sendo uma preocupação, já que a água não é suficiente para controlar as chamas. A prova disso é o Mercedes-Benz EQE que pegou fogo no estacionamento de um complexo de apartamentos na Coréia do Sul. 

Incêndio em carro elétrico durou 8 horas

O incidente aconteceu na cidade de Incheon, no país asiático, e as imagens foram capturadas pelo circuito interno do estacionamento subterrâneo. O Mercedes EQE estava estacionado e não recarregava sua bateria. Em dado momento, uma fumaça branca começa a tomar conta do veículo - provavelmente vinda da peça que o dá energia localizada na parte de baixo do modelo: após alguns minutos o carro explode em chamas. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade sul-coreana, o fogo começou por volta das 6:15 da manhã. Foram enviados 177 socorristas ao local. A mídia local relatou que foram necessárias 8 horas para extinguir o incêndio começado pelo carro elétrico.

Os vapores tóxicos intoxicaram 21 pessoas, que foram encaminhadas a um hospital, sem risco de vida e foi responsável por deteriorar outros 70 veículos. Além disso, 209 moradores tiveram de evacuar seus lares devido à fumaça pesada, com quase metade sendo resgatados pelos bombeiros por meio de escadas e sacadas. Entre os hospitalizados estavam sete bebês e crianças menores de 10 anos, juntamente com um agente de resgate.

Bateria de carro elétrico pode ser responsável pelo incêndio

As causas do começo do incidentes ainda não foram confirmadas, mas a filial local da montadora alemã diz que irá cooperar com o caso para que as respostas sejam dadas o mais rápido possível. Especialistas dizem que um acidente poderia ter danificado a bateria e levado ao superaquecimento. 

O Mercedes-Benz EQE é equipado com uma bateria de 90,6kWh de capacidade - quanto maior este número, maior será o incêndio. Outro agravante é a composição química da peça do carro elétrico, já que, por utilizar íons de lítio e possuir uma densidade energética superior, está mais suscetível a incêndios.  

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!