Já faz algum tempo que o Renault Stepway com motor 1.6 e câmbio CVT saiu de linha sob o ponto de vista prático. É que essa versão já não é mais enviada às concessionárias desde o último mês de abril. Porém, como ainda existiam veículos em estoque, ela permanecia sendo exibida no site comercial do fabricante. Agora, não mais: tal configuração enfim desapareceu da página, o que marca a despedida oficial do mercado.
A Renault não prestou esclarecimentos sobre o fim do Stepway CVT. Porém, não é difícil imaginar que a saída do mercado se deve à chegada do Kardian, que tem preços muito próximos, mas, naturalmente, ostenta projeto bem mais moderno. O modelo mais antigo custava R$ 117.690, enquanto o mais novo sai por R$ 112.790 na versão de entrada Evolution e por R$ 122.990 na intermediária Techno.
Cabe esclarecer que, na versão Zen 1.0, equipada com câmbio manual de cinco marchas, o Stepway não saiu de linha e segue no mercado. Essa configuração custa R$ 86.990 e vem de série com quatro airbags (frontais e laterais) ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, travas e vidros elétricos e central multimídia com tela de 7 polegadas e conectividade com as plataformas AndroidAuto e Apple CarPlay. O motor de três cilindros desenvolve 79cv de potência e 10,2kgfm de torque com gasolina e 82cv e 10,5kgfm com etanol.
No Brasil, o Stepway 1.0 é o segundo produto mais acessível da Renault, posicionado ligeiramente acima do subcompacto Kwid. Curiosamente, a produção das versões equipadas com motor 1.6 e câmbio CVT prossegue na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Isso, porque tal configuração é exportada para alguns países da América Latina, entre os quais a Argentina.
Renault Stepway é o último descendente da linha Sandero
O Renault Stepway surgiu em 2008, como versão aventureira do Sandero. Em 2014, toda a gama recebeu nova carroceria e interior reprojetado, mas foi a partir de 2019, durante uma leve reestilização, que o Stepway ganhou status de modelo à parte. Assim, o modelo é o último remanescente da linha Sandero, junto com o Logan, que também sobrevive no mercado unicamente com motor 1.0.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!