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Pintura com bolhas!

Carros na China estão com caxumba devido ao calor?; entenda

Películas protetoras de tinta incharam devido às altas temperaturas; Nissan já pensou em tecnologia para solucionar problema

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Altas temperaturas teriam causado bolhas em capô de veículos no país asiático
Altas temperaturas teriam causado bolhas em capô de veículos no país asiático Foto: Montagem / Equipe Vrum

A China, um dos maiores emissores de gases com efeito estufa, vem sofrendo com altas temperaturas há algum tempo. O calor é tão intenso que protuberâncias semelhantes ao efeito de inchaço causados pela caxumba apareceram em alguns veículos no país asiático. O efeito chamou a atenção dos chineses, que postaram vídeos nas mídias sociais. Mas será que o fato aconteceu mesmo?

Entenda o que aconteceu com os carros na China

Uma onda de calor fez com que a temperatura média no gigante asiático passasse dos 35 graus, algo que não acontecia desde 1961. O termômetro deve manter-se neste patamar ao longo de todo o verão, como afirmou os serviços meteorológicos do país.

Modelo Audi azul é visto pela dianteira com grande bolha em seu capô. Veículo está estacionado e carro branco e visto ao seu lado esquerdo
Imagens foram feitas por inteligência artificial Foto: Reprodução / Mídias Sociais

 

O clima fez com que muitos chineses fossem ao mercado em busca de películas protetoras da pintura do carro e que estas, supostamente, estavam inflando e virando grandes bolhas. Internautas comentaram fazendo chacota sobre os carros serem chineses, porém, as imagens foram feitas por Inteligência Artificial (I.A), como é percebido pela falta de reflexo da pessoa filmando na carroceria. 

Nissan pode ter solução para caxumba em carros chineses

A montadora japonesa, em conjunto com a Radi-Cool, empresa chinesa especializada no desenvolvimento de produtos de resfriamento passivo, projetou uma pintura externa que auxilia no resfriamento do automóvel. As pesquisas começaram em 2021 e mais de 100 amostras foram avaliadas. 

Já no fim de 2023, um estudo de viabilidade foi feito em um aeroporto na cidade de Tóquio, no Japão. A tinta foi aplicada em modelos da montadora que pertencem a uma companhia aérea e, de acordo com a Nissan, houve uma queda de 5,7 graus quando comparado com carros sem o material – que poderia ter sido a salvação dos veículos chineses com caxumba.

A tinta responsável pelo resfriamento dos carros tem metamateriais – que são projetados para ter propriedades dificilmente vistas em matérias-primas naturais. Uma determinada partícula presente na nova tinta da Nissan reflete os raios infravermelhos, que causam vibrações em tintas normais, gerando calor. Enquanto isso, uma segunda partícula cria ondas eletromagnéticas que neutralizam os raios solares, redirecionando o calor para longe da superfície do carro e de volta para a atmosfera.  

A tinta, que livraria os carros chineses do calor intenso, é seis vezes mais espessa do que outras pinturas automotivas comuns. Para reverter a situação, a equipe da montadora japonesa já trabalha em atualizações e espera que ela possa ser oferecida para pedidos especiais em breve.