Não é ciência exata, mas acontece. Alguns modelos de carros são mais utilizados pelos motoristas folgados, veja se você concorda com esta lista:
1 Volkswagen Up TSI
A Volkswagen criou o Up TSI como uma opção de motor mais esperta e ao mesmo tempo econômica que coubesse no pequeno cofre do compacto. De fábrica, esse motor 1.0 turbo entregava até 105cv de potência e 16,8kgfm de torque, um bom número para um carrinho que pesava mil quilos. Também não é incomum encontrar unidades em que esse motor foi "mexido", acrescentando desempenho.
A coisa saiu tanto do controle que existem registros de encontros de carros com uma pequena fila de Up TSI com o capô aberto para exibir o raquítico motor 1.0 de três cilindros, total falta de noção. No trânsito preso da cidade, os pilotos dessa máquina de lavar pratos turbinada impõem seu ritmo, com arrancadas bruscas para obter a vantagem, seguidas de sucessivas "costuras" para finalizar com uma frenagem brusca no sinal vermelho seguinte.
2 Troller
Também não é científico, mas nenhum Troller - novo ou velho (aqueles de fundo de quintal) - está com a manutenção em dia. Simplesmente TODOS estão com o motor queimando óleo diesel e com vazamentos, emporcalhando o chão e o ar por onde passam. Sem contar quando esses jipinhos ganham alguma preparação para o fora de estrada e se tornam excessivamente altos e largos, em total desarmonia com o espaço urbano, e começam a ameaçar os veículos "normais".
3 Toyota Corolla
Esse é um roda presa clássico. Carro de estudante nos Estados Unidos, no Brasil o Toyota Corolla concede o status de pai de família bem sucedido aos seus proprietários. Atualmente seu visual está menos careta, mas seu fiel comprador continua por aí, rodando beeeeemmmm devagaaaarrrrrr. Daí, quando você consegue um espacinho para ultrapassar o roda presa, ele resolve acelerar para não perder sua posição.
4 Jeep Compass
O motivo pelo qual o Jeep Compass está sempre envolvido em eventos de "roda presa" ainda é um mistério. Seus motores nunca foram insuficientes, o que leva a crer que o motivo seja o pé do motorista que tem uma estranha atração pelo SUV. Se alguém tiver essa explicação, não deixe de falar.
5 Motocicletas
Para fechar essa lista, não tem como "passar pano" para os motociclistas. Rapaz, é cada "cabeludagem"! Não faltam relatos de motociclistas arranhando carros, quebrando retrovisores, "pegando" contramão, rodando na calçada e muito mais...
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!