Pode ser o sol de rachar mamona. Pode ser a violência urbana. Pode ser o ar podre das cidades. Pode ser o preço absurdo. As causas são várias, mas o fato é que os brasileiros são carentes de carros conversíveis. São tão poucos disponíveis, que a imprensa especializada noticia até carros que não serão vendidos. É o caso do Renault Kardian que foi descapotado para receber a visita de Lula à fábrica da Renault.
A Renault não deu detalhes sobre a transformação do Kardian Premier Edition "fechado" em um conversível. Bastante arqueada, a coluna A foi preservada até onde termina o para-brisa, mas as colunas B e C foram totalmente removidas. As portas dianteiras e traseiras são funcionais.
Lula já rodou em vários conversíveis
Para compensar o papel estrutural das colunas e o teto, uma barra estrutural foi colocada na transversal no meio do veículo, servindo também como um apoio para os passageiros do banco traseiro: o presidente Lula; o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (ao centro); e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Não foi a primeira vez que um fabricante de veículos prepara um modelo conversível para receber uma visita presidencial. A última vez que isso aconteceu foi com a Volkswagen, em fevereiro, quando Lula visitou a planta de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a bordo de um Virtus conversível. A preparação desse sedan foi tão meticulosa que, para permitir que as autoridades ficassem de pé, o assoalho foi alongado.
Kardian conversível vai para o acervo do Memorial Renault
A visita de Lula ao Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais (PR), aconteceu na última quinta-feira (15). O Kardian conversível, preparado especialmente para o evento, foi assinado pelas autoridades e passa a fazer parte do acervo do Memorial Renault, espaço com veículos emblemáticos, de grande valor histórico e contemporâneos, que contam a história da marca no país, como uma réplica do Voiturette, Gordini, Scenic, entre outros. Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, aproveitou o evento para reforçar o investimento de R$ 5,1 bilhões no Brasil entre os anos de 2021 e 2025.
Ah, e se você está interessado no Renault Kardian (não o conversível!), temos um teste completo com o modelo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!