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Criatividade

Chevrolet usou picape para desenvolver Corvette de motor central

Protótipo com visual curioso e desengonçado foi parte dos primeiros estudos para criação do Corvette C8

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Com visual de Holden Ute e asa traseira chamativa, protótipo do Corvette C8 chamava atenção
Com visual de Holden Ute e asa traseira chamativa, protótipo do Corvette C8 chamava atenção Foto: Reprodução

A oitava geração do Corvette foi lançada em 2020 e apresentou pela primeira vez em mais de 6 décadas de história o primeiro modelo com motor central-traseiro da história do esportivo. O desenvolvimento dessa geração representou um grande desafio para a Chevrolet, que usou uma picape compacta para desenvolver o supercarro.

Batizado de projeto Blackjack, a mula de testes (nome utilizado para carros usados somente para o desenvolvimento de outro) tinha interior de Corvette C7, já contava com boa parte da tecnologia do Corvette C8, mas tinha visual de uma picape vendida na Austrália, a Holden Ute.

Corvette laranja visto da diagonal frontal.
O tradicional modelo Corvette também ganhará versão elétrica Foto: O tradicional modelo Corvette também ganhará versão elétrica


Segundo Mike Kociba, engenheiro chefe do desenvolvimento do Corvette C8, para chegar na mula de testes foram necessárias mais de 100 mil horas de trabalho com computadores. O objetivo desse veículo é provar que o conceito idealizado pelos engenheiros está certo, e em um segundo momento, esse veículo passa a responder perguntas mais específicas como se a suspensão está no lugar correto, se o comportamento dinâmico precisa de grandes ajustes e se a estrutura consegue suportar as respostas da suspensão, por exemplo.

Corvette E-Ray cinza com acabamentos em azul. Ele é visto de cima e da diagonal traseira.
Corvette E-Ray cinza com acabamentos em azul. Ele é visto de cima e da diagonal traseira. Foto:

Ainda de acordo com Kociba, o Blackjack precisava ter diversas peças intercambiáveis facilmente, já que caso a equipe não aprovasse a resposta do carro, uma outra solução poderia ser instalada sem dificuldade. Eles precisavam que os componentes básicos respondessem ao peso e distribuição de peso e dirigibilidade necessários para o Corvette C8.

Por que uma picape?

Holden, Ute,
Protótipo foi importante para entender funcionamento técnico do veículo Foto: Reproduçao/Motortrend

Segundo o engenheiro, nessa fase de desenvolvimento, o visual não importa muito e eles queriam que o veículo de testes estivesse escondido, mas ao mesmo tempo sendo visto. O visual dianteiro e traseiro são da Holden Ute. A parte central é do Corvette C7, enquanto a suposta “caçamba” foi fabricada à mão pela equipe de desenvolvimento. 

A necessidade era entender como encaixar um motor V8 na parte central-traseira de um veículo e conseguir o comportamento desejado pelos engenheiros. A asa traseira era funcional, e tinha ainda entradas de ar para o motor LT1.

Vale ressaltar que até a parte de motorização era “antiga”. O propulsor do Corvette C8 é o LT2, que entrega 497 cv e 64,2 kgfm de torque a 5 mil giros, enquanto o LT1 entrega 460 cv e o mesmo torque. Apesar de mais potência, todo o sistema de refrigeração e alimentação do motor precisava ser retrabalhado por conta da nova posição.

Faria sucesso?

Holden, Ute,
Holden Ute era baseada no sedã Commodore, vendido no Brasil como Omega Fittipaldi Foto: Divulgação

É inegável que uma picape compacta com motor V8 fez os americanos relembrarem da El Camino. Na Austrália, as Holden Ute eram equipadas com esse motor, mas posicionados à frente do eixo dianteiro, assim como acontecia no Holden Commodore, o sedan no qual a picape era baseada.

A General Motors até cogitou vender as Holden Ute como Pontiac nos Estados Unidos e até cogitou o retorno da El Camino como Chevrolet em 2015, mas o projeto nunca foi aprovado pela fabricante.