A oitava geração do Corvette foi lançada em 2020 e apresentou pela primeira vez em mais de 6 décadas de história o primeiro modelo com motor central-traseiro da história do esportivo. O desenvolvimento dessa geração representou um grande desafio para a Chevrolet, que usou uma picape compacta para desenvolver o supercarro.
Batizado de projeto Blackjack, a mula de testes (nome utilizado para carros usados somente para o desenvolvimento de outro) tinha interior de Corvette C7, já contava com boa parte da tecnologia do Corvette C8, mas tinha visual de uma picape vendida na Austrália, a Holden Ute.
Segundo Mike Kociba, engenheiro chefe do desenvolvimento do Corvette C8, para chegar na mula de testes foram necessárias mais de 100 mil horas de trabalho com computadores. O objetivo desse veículo é provar que o conceito idealizado pelos engenheiros está certo, e em um segundo momento, esse veículo passa a responder perguntas mais específicas como se a suspensão está no lugar correto, se o comportamento dinâmico precisa de grandes ajustes e se a estrutura consegue suportar as respostas da suspensão, por exemplo.
Ainda de acordo com Kociba, o Blackjack precisava ter diversas peças intercambiáveis facilmente, já que caso a equipe não aprovasse a resposta do carro, uma outra solução poderia ser instalada sem dificuldade. Eles precisavam que os componentes básicos respondessem ao peso e distribuição de peso e dirigibilidade necessários para o Corvette C8.
Por que uma picape?
Segundo o engenheiro, nessa fase de desenvolvimento, o visual não importa muito e eles queriam que o veículo de testes estivesse escondido, mas ao mesmo tempo sendo visto. O visual dianteiro e traseiro são da Holden Ute. A parte central é do Corvette C7, enquanto a suposta “caçamba” foi fabricada à mão pela equipe de desenvolvimento.
A necessidade era entender como encaixar um motor V8 na parte central-traseira de um veículo e conseguir o comportamento desejado pelos engenheiros. A asa traseira era funcional, e tinha ainda entradas de ar para o motor LT1.
Vale ressaltar que até a parte de motorização era “antiga”. O propulsor do Corvette C8 é o LT2, que entrega 497 cv e 64,2 kgfm de torque a 5 mil giros, enquanto o LT1 entrega 460 cv e o mesmo torque. Apesar de mais potência, todo o sistema de refrigeração e alimentação do motor precisava ser retrabalhado por conta da nova posição.
Faria sucesso?
É inegável que uma picape compacta com motor V8 fez os americanos relembrarem da El Camino. Na Austrália, as Holden Ute eram equipadas com esse motor, mas posicionados à frente do eixo dianteiro, assim como acontecia no Holden Commodore, o sedan no qual a picape era baseada.
A General Motors até cogitou vender as Holden Ute como Pontiac nos Estados Unidos e até cogitou o retorno da El Camino como Chevrolet em 2015, mas o projeto nunca foi aprovado pela fabricante.