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Não a eletrificação!

Pagani descarta carros híbridos e manterá motor a combustão V12

Montadora diz que decisão se deu devido ao aumento do peso nos modelos eletrificados e falta de interesse de clientes

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Montadora vai na contramão da indústria e manterá motorização a combustão
Montadora vai na contramão da indústria e manterá motorização a combustão Foto: Pagani / Divulgação

Quando a montadora Pagani estava desenvolvendo o sucessor do modelo Huayra, decidiu começar o projeto pelo motor. Horacio Pagani, fundador da marca, e sua equipe, inicialmente, trabalhavam com a Mercedes-AMG para desenvolver o propulsor que faria mais sentido na época: um V8 biturbo híbrido. No entanto, os engenheiros descobriram que eletrificar o mais novo hipercarro da marca adicionaria muito peso e arruinaria a receita da família, cancelando o projeto e optando por manter propulsores a combustão. 

Pagani enterrou projeto de supercarro híbrido 

Motor V12 de carro da Pagani. Equipamento é preto com detalhes em prata e laranja.
Peso de carro híbrido seria um dos motivos para decisão da Pagani Foto: Pagani / Reprodução

O modelo Utopia foi revelado em setembro de 2022 e chocou a indústria quando revelou um motor V12 biturbo de 6,0 litros. O conjunto mecânico produz 864cv de potência e trabalha em conjunto com uma caixa de transmissão manual tradicional - sem motores elétricos e baterias. 

Ao portal The Drive, o empresário Horacio Pagani explicou, na revelação do Utopia Roadster no início deste mês, a falta de interesse de seus clientes em modelos híbridos e elétricos. Dessa forma, a fabricante decidiu colocar um prego no caixão do projeto. Sobre o assunto, o fundador da Pagani comentou que “tenho híbridos em minha coleção; tenho um Porsche 918 e mais alguns. Porém, quando chega a hora de dar uma volta neles, levo meu 911R ou Carrera GT”. 

Pagani complementa: ”acredito que se você perguntar aos clientes, a maioria deles dirá que um híbrido é algo extraordinário porque tem todos os problemas de um carro elétrico e todos os problemas de um carro a combustão, além de custos [de desenvolvimento e manutenção] mais altos”. 

De acordo com o fundador, o V8 híbrido foi considerado, mas o carro era muito pesado - tendo 400 ou 500 quilos a mais do que um modelo a combustão. Como os clientes não queriam algo do tipo, optaram por manter o clássico e seguir com o que seria lucrativo. Para o projeto, já cancelado, a montadora estava trabalhando também com a empresa estadunidense Lucid, especializada em carros elétricos.  

Montadoras estão seguindo caminhos diferentes da Pagani

Modelo da Pagani vermelho visto de lado com portas, capô e porta-malas abertos. Veículo está estacionado em fundo branco com sombras ao seu redor.
Rivais da Pagani estão anunciando novos modelos eletrificados Foto: Pagani / Divulgação

No mesmo evento em que aconteceu a revelação do novo modelo da Pagani, a Lamborghini apresentava seu novo projeto, o Temerario - supercarro híbrido. Não se sabe se a marca italiana está sendo pressionada pelos proprietários do Grupo Volkswagen ou se seus clientes querem carros eletrificados. As rivais, Ferrari e Maserati estão no mesmo barco e reforçaram suas ofertas híbridas e elétricas.