x
UAI
Já quebrou?

Vídeo: Alonso recebe supercarro da Aston Martin, mas acaba rebocado

Modelo que custa quase 20 milhões de reais e tem apenas 150 unidades produzidas foi rebocado horas após sair da concessionária em Mônaco

Publicidade
Fernando Alonso ao lado de seu Valkyrie personalizado
Fernando Alonso ao lado de seu Valkyrie personalizado Foto: Divulgação/Aston Martin

Esta quarta-feira teria tudo para ser um dia muito especial e feliz para o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, que recebeu as chaves de seu Aston Martin Valkyrie, entretanto, horas depois, o modelo acabou sendo rebocado das ruas de Mônaco, ainda sem motivo especificado.

Na manhã desta quarta-feira, o bi-campeão de Fórmula 1 anunciou nas redes sociais que havia chegado o momento de retirar o Aston Martin Valkyrie, supercarro produzido pela fabricante britânica, dona da equipe para o qual o espanhol pilota na Fórmula 1.



“O dia chegou. Sou um proprietário orgulhoso do melhor carro de rua do planeta. Que privilégio é trabalhar para esta marca.”, declarou o piloto espanhol, que já teve na sua coleção particular uma Ferrari La Ferrari e uma Enzo, que foi leiloada recentemente.

Se os resultados não são tão positivos na temporada de 2024 da categoria, pelo menos fora das pistas Alonso deveria ficar feliz. Ao menos era o que se esperava.

Carro foi visto rebocado horas mais tarde

Nas redes sociais, alguns usuários começaram a compartilhar registros do Valkyrie de placa “014S” - referência ao número de Alonso na F1 - estacionado nas ruas do principado de Mônaco. O modelo acabou sendo rebocado por um guincho. 

Ainda não se sabe se por alguma pane mecânica, afinal, é possível ouvir que o motor é ligado, ou se apenas estava apenas sendo transportado para outro local.

Como é o Aston Martin Valkyrie

O primeiro Hipercarro da Aston Martin foi anunciado em 2016 e somente no ano seguinte recebeu o nome de Valkyrie. Na ocasião, era batizado de AM-RB 001, visto que é fruto de uma parceria entre Aston Martin e Red Bull. Na época, a fabricante era patrocinadora da equipe Red Bull Racing na Fórmula 1, tanto que Adrian Newey, ex-engenheiro da escuderia, é o projetista do veículo. 

Modelo é produzido com conceito avançados de engenharia e é considerado um Fórmula 1 para as ruas
Modelo é produzido com conceito avançados de engenharia e é considerado um Fórmula 1 para as ruas Foto: Divulgação/Aston Martin

Qual o Motor do Aston Martin Valkyrie?

Debaixo do capô está um motor V12 aspirado de 6,5 litros produzido pela Cosworth que entrega 1014 cv de potência. Além disso, o modelo conta com um sistema híbrido, baseado no Kers usado pela Fórmula 1, que garante mais 163 cv de potência. Combinados, são 1.176 cv de potência e 91,77 kgfm de torque.


Além de Fernando Alonso, outra celebridade do mundo da Fórmula 1 que já foi vista a bordo de um Valkyrie é Max Verstappen, piloto da Red Bull e tri-campeão mundial.

Valkyrie irá disputar as 24 horas de Le Mans

No ano passado a Aston Martin acenou positivamente com uma participação na categoria principal das 24 horas de Le Mans. O modelo selecionado para o desafio será justamente o Valkyrie, que está sendo preparado para disputar a tradicional prova de longa duração, bem como todo o campeonato do WEC a partir de 2025.

Quanto custa um Aston Martin Valkyrie?

Segundo a fabricante, serão apenas 150 unidades do Valkyrie e mais 25 unidades da versão AMR Pro, voltada para o uso exclusivo em pistas. O preço é de 3,5 milhões de dólares (R$ 19,7 mi) e a versão de pista custa 4 milhões de dólares (R$ 22,5 mi).