x
UAI
Pular anúncio

Ford quer que você veja propaganda enquanto dirige; entenda

Sistema patenteado pela fabricante é capaz até de ouvir conversas para entregar anúncios melhor direcionados aos condutores

Publicidade
Sistema da Ford pode ouvir conversas e analisar seu destino para entregar anúncios melhor direcionados ao motorista
Sistema da Ford pode ouvir conversas e analisar seu destino para entregar anúncios melhor direcionados ao motorista Foto: Montagem / Equipe Vrum

Nos últimos tempos, empresas querem colocar anúncios em todos os locais possíveis. Agora, as propagandas vão invadir até mesmo seu carro - sem contar o marketing que as rádios já veiculam -, já que a Ford pode adicionar publicidade e formas de ouvir sua conversa na central multimídia.

Ford pode adicionar propaganda no carro?

A fabricante patenteou a ideia, o pedido 20240289844 de nome “IN-VEHICLE ADVERTISEMENT PRESENTATION SYSTEMS AND METHODS” ou Sistemas e Métodos de Apresentação de Publicidade no Veículo, em tradução direta, em 2023, mas só agora veio a público. O documento descreve várias maneiras de apresentar anúncios direcionados aos ocupantes dos carros. A tecnologia é capaz até de observar o destino do motorista pelo aplicativo de navegação e exibir anúncios relativos, bem como analisar a velocidade do veículo e outras informações. 

Será possível ainda aproveitar o microfone utilizado para dar comandos de voz e determinar o que você pode querer comprar. Por exemplo, você pode pedir a localização de um supermercado e anúncios referentes a ele podem aparecer em sua central multimídia. O pior, a tecnologia ainda é capaz de ouvir sua reação a propaganda com intuito de planejar marketing mais apropriado no futuro, além de ouvir os níveis de ruído da cabine do veículo, como monitoramento de pausas nas conversas dos passageiros, para determinar quando e como apresentar o anúncio.

“O método pode incluir a determinação das preferências do usuário para anúncios de qualquer um ou mais sinais de áudio dentro do veículo e/ou dados históricos do usuário”, diz o documento da patente. Em essência, digamos que você exclame alto e de forma negativa quando um anúncio aparece, o sistema da Ford poderia, em teoria, mudar a forma como ele apresenta os anúncios para evitar uma resposta negativa.

Ford pode descartar veiculação de propagandas em suas centrais multimídia

Embora o sistema tenha sido patenteado, não significa que seu uso é uma certeza, já que não há garantia de que ele entrará em um veículo de produção. Ao mesmo tempo, dada a forma que as empresas utilizam nossos dados, parece inevitável que algo do tipo esteja presente nos carros em um futuro próximo.