x
UAI

Empresa chinesa revela rival do Tesla Cybertruck que pode até "voar"

A marca Xpeng mostra o que o futuro é capaz e revela que veículos terrestres e aéreos convivam de forma integrada

Publicidade
Empresa Xpeng Aeroht chinesa revela rival do Tesla Cybertruck que pode até "voar"
Empresa Xpeng Aeroht chinesa revela rival do Tesla Cybertruck que pode até "voar" Foto: Divulgação

A Xpeng Aeroht, divisão de aeronaves da montadora chinesa Xpeng, está a mudar a forma de transportes terrestre e aéreo com a apresentação do Land Aircraft Carrier. Um veículo futurista que combina seis rodas e um design que lembra o famoso Tesla Cybertruck, de Elon Musk. 

Além de ser um 6x6 elétrico, o modelo também inclui um extensor de alcance movido a motor de combustão interna, e ainda carrega uma aeronave na parte de trás, um tipo de drone pessoal a bordo. 

O modelo ainda possui tração integral (AWD) e ainda consegue esterçar as rodas traseiras. Ele abriga um módulo aéreo que pode ser liberado automaticamente do teto do carro para voos autônomos.

Embora a Xpeng não tenha revelado muitos detalhes sobre o motor e a potência do Land Aircraft Carrier, sabe-se que o veículo mede aproximadamente 5,50 metros de comprimento, 2,00 m de largura e 1,90 metro de altura. 

A bateria de carboneto de silício de 800V garante um alcance de até 1.000 km, além de alimentar o drone pessoal. 

Esse drone, que se acopla ao veículo, é capaz de transportar até duas pessoas e pode ser utilizado para uma série de emergências, como resgates médicos, evacuações de arranha-céus, entre outros, por exemplo. 

Seu controle é simplificado por um sistema de manche único, embora tanto o veículo quanto o drone também são projetados para operar de forma totalmente autônoma.

De acordo com a Xpeng, o Land Aircraft Carrier pode carregar seu módulo aéreo até seis vezes com a energia fornecida pelo motor a combustão interno, aumentando sua autonomia. A empresa também enfatiza a segurança, com o drone equipado com quatro paraquedas para emergências, caso os motores falhem.

O drone pessoal já passou por uma certificação inicial da Administração de Aviação Civil da China Central e do Sul, e uma demonstração privada do Land Aircraft Carrier e do módulo aéreo foi realizada no início deste mês. 

O lançamento público será em eventos importantes, como o China Airshow em Zhuhai e o Guangzhou International Auto Show, ambos previstos para novembro.

A produção experimental do Land Aircraft Carrier está programada para começar em 2025, com uma expectativa de 10 mil unidades sendo entregues até 2026. 

O preço estimado será de US$ 280 mil (cerca de R$ 1,56 milhão). As pré-vendas devem começar ainda este ano, antes do final de 2024.