Picapes são muito versáteis e podem ser utilizadas para diversas aplicações. Na Tailândia, esse tipo de veículo é extremamente popular e uma empresa local transforma as picapes médias em micro-ônibus com direito até a ar-condicionado.
Essa é a proposta da “Carryboy”, uma empresa tailandesa que vende kits de transformações para as principais picapes médias do mercado local. O kit substitui a caçamba por uma segunda cabine que é equipada com ar-condicionado de 38 mil BTUse pode transportar até 12 ocupantes.
Chamado de “Eco Bus”, o equipamento é oferecido para Toyota Hilux, Nissan Navara, Mitsubishi Triton e Isuzu D-Max, e até mesmo picapes mais antigas podem ser convertidas. Entretanto, os kits só são oferecidos para as versões cabine simples das picapes.
Como é o interior?
A “segunda cabine” mede 1,85 metro de altura e tem 1,75 m de largura. Pode não parecer muito, mas é o suficiente para aumentar a capacidade da picape. O chão é antiderrapante e os bancos contam com apoio para a lombar e cinto de segurança abdominal, bem como apoios superiores, iguais aos de ônibus ou metrôs.
O modelo conta com quatro janelas laterais bem amplas e mantém a escotilha original da picape, permitindo que os passageiros se comuniquem com o motorista caso necessário.
Segundo a Carryboy, “passageiros, estudantes, monges, freiras, santos, funcionários, atletas e jogadores de futebol” podem ser transportados pelos veículos convertidos. Há ainda opções mais luxuosas, que contam com bancos de carro ou até mesmo poltronas executivas individuais, tudo dependendo da aplicação final.
Quanto custa a adaptação?
Com alto nível de personalização disponível, o preço final depende dos mimos que o proprietário deseja. Entretanto, uma Isuzu D-Max convertida custa a partir de 799 mil Bhats tailandeses, o equivalente a cerca de 132 mil reais já com o valor da picape incluso. O que chama a atenção, porém, é que no Brasil, uma Toyota Hilux cabine simples parte de R$ 231.290.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!