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Proibido!

Ford proíbe Mustang de ser configurado com sua cor mais rara; entenda

Por mais que proprietário dê um cheque em branco, Ford não quer ter o trabalho de criar cor raríssima

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Versão GTD é derivada de modelo de competição e homologada para as ruas
Versão GTD é derivada de modelo de competição e homologada para as ruas Foto: Divulgação

O Mustang GTD é a versão mais agressiva do tradicional esportivo da Ford. Se destacando por ser focado para o uso em pistas e com visual inspirado no modelo GT3 das pistas, o GTD terá diversas opções de cores para os clientes escolherem, com exceção da Mystichrome

Essa cor ficou famosa por aparecer no Mustang SVT Cobra no New York Auto Show de 2003 para comemorar o aniversário de 40 anos do esportivo. A pintura se destaca pelo estilo camaleão e dependendo da forma como a luz incide sobre o carro, a cor é roxo, verde, azul ou dourado. Ao todo 1010 carros foram produzidos com essa pintura especial, sendo 151 cupês e 495 conversíveis. 

Após o lançamento do GTD, a Ford anunciou que os compradores desse modelo poderiam pagar um valor extra para reservar uma pintura exclusiva (nas opções da Ford) para seu Mustang, ou até um tom baseado em uma amostra cedida pelo proprietário. Entretanto, a Mystichrome não será uma opção, nem mesmo com amostra.

Mystichrome é uma das cores mais raras já disponibilizadas pela Ford
Mystichrome é uma das cores mais raras já disponibilizadas pela Ford Foto: Reprodução/Bring a Trailer

Custando 300 mil dólares, o Mustang GTD não poderá ser configurado com essa cor, nem mesmo pagando algum valor extra para a fabricante. Segundo Jim Owens, responsável pela marca Mustang, a cor Mystichrome é muito complexa para ser produzida. Ajustar a pintura e as mudanças de cores para conseguirem desempenhar o mesmo efeito em diversas temperaturas ambientes, e o processo de polimento é extremamente complexo e demorado, o que para a Ford não compensa. 

Pinturas que mudam de cor não são novidades

Pinturas com diversas cores não são novidades na indústria automotiva. A Porsche, por exemplo, permite pintar seus carros com o efeito “Chromaflair”, mas cobra quase 100 mil dólares (cerca de 560 mil reais) por isso. A Nissan possui no seu catálogo o Midnight Purple, com o mesmo efeito, e raramente cria edições especiais do GT-R com essa pintura. A empresa britânica TVR também oferecia a opção de pinturas “camaleão” para seus carros.