Perder o carro em estacionamentos grandes é uma experiência que todo condutor já sofreu. Utilizar fotos ou anotar a localização são estratégias muito comuns para evitar esse problema. Agora, imagine esquecer uma Ferrari F40 por dez anos em uma garagem. Parece inacreditável, mas foi exatamente isso que aconteceu com Ion Tiriac, um ex-atleta romeno e colecionador de carros de luxo.
Na década de 70, quando a tecnologia não estava ao nosso favor como está hoje, era ainda mais fácil esquecer onde estacionamos, especialmente se fosse em um local fora de nossa rotina diária. A história de Tiriac mostra essa realidade de uma forma curiosa.
Tiriac contou que na época em que adquiriu sua Ferrari F40, estava tão sobrecarregado de trabalho que mal teve tempo para aproveitar sua nova aquisição. Pagou cerca de US$ 700 mil (cerca de R$ 4 milhões) pelo veículo, mas a falta de um espaço adequado para guardá-lo resultou em sua decisão de deixar o carro em uma garagem em Munique, na Alemanha.
Dez anos mais tarde, recebeu um telefonema do Sr. Becker, dono da garagem, para lembrar que sua Ferrari F40 ainda estava lá. Surpreso e sem um lugar apropriado para armazená-la, Tiriac decidiu vendê-la.
O carro precisou ser enviado para Maranello, na Itália, para que o motor fosse restaurado após tanto tempo parado.
Ion Tiriac é um ex-atleta de hóquei no gelo e tenista que ama carros de luxo. Sua paixão por automóveis resultou em uma coleção de aproximadamente 400 veículos, todos abrigados em seu museu particular próximo a Bucareste.
O ex-atleta possui uma fortuna estimada em mais de US$ 2,2 bilhões, segundo a Forbes e foi um atleta de destaque durante a Guerra Fria.
Ele competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 e, mais tarde, tornou-se um campeão de tênis. Durante sua carreira no tênis, Tiriac mudou-se para Monte Carlo para evitar as restrições de viagem impostas aos atletas do bloco soviético.4
Após se aposentar do esporte, Tiriac passou a dar aulas e treinar jogadores profissionais, período durante o qual começou a colecionar carros de luxo. Foi nessa fase que ele comprou sua primeira Ferrari, dando início a uma coleção gigante.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!