Um Toyota Prius de quinta geração agora está no livro dos recordes por ter cruzado os Estados Unidos da costa oeste até a costa leste, partindo da prefeitura de Los Angeles e chegando até a prefeitura de Nova Iorque. O motorista foi Wayne Gerdes, que conseguiu uma média de consumo de combustível de 93,158 milhas por galão, o que convertido, significa 39,6 km/l.
Gerdes é especialista em baixos consumos
Wayne Gerdes não é marinheiro de primeira viagem. O jornalista norte-americano é conhecido por fazer o trajeto com diversos carros e já entrou no livro dos recordes em algumas ocasiões: Em 2011, ele conseguiu 64,55 mpg com um Kia Optima híbrido, 2013 e 2015 obteve o recorde com modelos diesel para a Volkswagen.
Em 2017, a bordo de um Kia Niro Híbrido, o jornalista automotivo conseguiu médias de 76,6 milhas por galão de combustível, o que significa 32,56 km/l. Gerdes também já usou modelos elétricos, como o Porsche Taycan, quando conseguiu cruzar os Estados Unidos e parando apenas 2 horas, 26 minutos e 48 segundos para recarregar o modelo.
Dicas para economizar combustível
Ao site oficial da Toyota, Gerdes deu dicas importantes para quem quer atingir boas médias de consumo de combustível: Entrar em movimento de forma gradual, pisar no pedal de acelerador de forma suave e uniforme, bem como tirar o pé do acelerador de forma antecipada ao ver que o trânsito irá parar.
Como é o Toyota Prius?
A quinta geração do Prius apresentou visual completamente renovado, bem como um sistema híbrido aprimorado. Nos Estados Unidos, as medições oficiais estimam consumo de 57 milhas por galão, o equivalente a 24,2 km/l.
A versão utilizada no teste foi a LE, a mais acessível do modelo. Debaixo do capô está um motor 2.0 de quatro cilindros que entrega 194 cv de potência e 19,21 kgfm de torque. Aliado ao propulsor térmico está um elétrico de 111 cv. A potência combinada é de 194 cv.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!