x
UAI
RARIDADE

Conheça o único brasileiro que possui uma raríssima McLaren; há apenas 149 no mundo

McLaren Elva é um dos superesportivos mais exclusivos da história, e Alberto Leite é um dos poucos privilegiados a possuir

Publicidade
McLaren Elva do empresário brasileiro Alberto Leite
McLaren Elva do empresário brasileiro Alberto Leite Foto: Reprodução/exclusivecarregistry.com

O empresário brasileiro Alberto Leite é um dos raros proprietários de uma exclusiva McLaren Elva, avaliada em US$ 2 milhões (cerca de R$ 12 milhões). A palavra "exclusiva" talvez nem faça justiça a esse superesportivo, já que apenas 149 unidades foram fabricadas em todo o mundo, sendo que até mesmo alguns pilotos de Fórmula 1 tiveram pouco ou nenhum contato com o carro.

Entre os poucos sortudos que já pilotaram uma McLaren Elva, estão o piloto da Red Bull F1 Team, Daniel Ricciardo, que teve a chance de autografar uma unidade, e Fernando Alonso, que atualmente tenta vender a sua sem sucesso.

Alberto Leite, dono da FS Security, uma empresa especializada em cibersegurança, mantém seu exemplar de 815 cv em sua residência em Miami (EUA) e frequentemente compartilha imagens do superesportivo em suas redes sociais.

Segundo a Autoesporte, a McLaren Elva de Leite é um modelo de 2021, com uma pintura igualmente exclusiva: o grafismo "Azul Gotham", que revela partículas brilhantes sob a luz do sol. O design conta ainda com detalhes em azul claro nas saias laterais e para-choque, além de bancos na mesma tonalidade.

Outro destaque visual é o número 5, que homenageia a vitória de Bruce McLaren no Grande Prêmio da Bélgica de 1968. Sob o capô, a McLaren Elva abriga um motor V8 4.0 biturbo que entrega 815 cv e 81,6 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Com tração traseira, ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, alcançando 200 km/h em 6,8 segundos.

 

McLaren Elva do empresário brasileiro Alberto Leite
McLaren Elva do empresário brasileiro Alberto Leite Foto: Reprodução/exclusivecarregistry.com

A McLaren originalmente planejava produzir 399 unidades do modelo, mas a pandemia reduziu a produção para apenas 149 exemplares, já que a empresa teve impacto em 60% das vendas. A primeira unidade foi entregue em 2021, no entanto foi apresentado ao público pela primeira vez em 2019.

O Elva também carrega grande significado para a McLaren, sendo uma homenagem aos primeiros carros da marca fabricados na década de 1960, como o M1A, M1B e M1C, modelos focados em corridas e que serviram de inspiração para o Elva.

McLaren Elva do empresário brasileiro Alberto Leite
McLaren Elva do empresário brasileiro Alberto Leite Foto: Reprodução/exclusivecarregistry.com

Além disso, o novo Elva é o carro de rua mais leve já produzido pela McLaren, pesando apenas 1.148 kg, quase o mesmo que um Volkswagen Polo, que pesa 1.146 kg. Isso foi possível graças à sua construção em fibra de carbono.