O lançamento do Hyundai Creta com um facelift pesado está próximo no Brasil. Recentemente, o modelo foi fotografado sem disfarces nas ruas de São Paulo (SP), supostamente durante a gravação de um comercial publicitário. As imagens revelam que a versão N Line também está cotada para chegar, além da já esperada variante com o motor do Tucson.
As fotos foram tiradas no último domingo (15) e compartilhadas no Instagram pela conta Placa Verde. Em duas dessas imagens, é possível identificar que o Creta contará com uma versão equipada com o motor 1.6 TGDI, conforme já divulgado pelo Vrum anteriormente.
O motor do Tucson é o 1.6 turbo a gasolina, com 177 cv de potência e 27 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de dupla embreagem a seco e sete marchas. No entanto, espera-se que o novo Creta estreará a motorização flex.
Atualmente, o motor mais potente do Creta é o 2.0 aspirado flex, que entrega 156/166 cv e 19,1/20,1 kgfm de torque (gasolina/etanol). A Hyundai irá substituir esse motor 2.0 aspirado de 156/166 cv e 19,1/20,1 kgfm pelo 1.6 turbo, mais eficiente e potente.
Atualmente, apenas as versões Ultimate e Night Edition utilizam o motor 2.0 aspirado, enquanto as demais configurações contam com o motor 1.0 TGDI (turbo flex) de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Esse motor irá permanecer nas demais versões do novo Creta.
Com a entrada em vigor do Proconve L8 em 2025, que estabelece metas mais rigorosas para emissões de poluentes, o motor 2.0 será descontinuado por não atender às novas normas, sendo substituído pelo motor 1.6 turbo, mais eficiente e adequado às exigências.
Esse movimento, conhecido como "downsizing", é uma tendência já comum na indústria automotiva. O motor 1.6 16V (Kappa), atualmente presente apenas na versão Action do Creta (com o visual da primeira geração), também será descontinuado. O HB20, inclusive, deixou de oferecer essa motorização a partir da linha 2022 e foi substituído pelo motor 1.0 turbo de três cilindros.
COMO SERÁ O NOVO HYUNDAI CRETA?
Apresentado na Índia no começo do ano, o Creta 2025 chegará ao Brasil com um visual bem mais moderno. Os faróis ganharam linhas futuristas e continuam divididos em dois elementos, com as luzes DRL posicionadas logo abaixo do capô.
A lateral do veículo permanece inalterada, enquanto a traseira agora exibe lanternas horizontalizadas, em harmonia com o design dos DRLs frontais.
Internamente, o novo Hyundai Creta 2025 apresenta melhorias, com destaque para o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia com as mesmas dimensões. O interior foi redesenhado para oferecer um ambiente mais moderno, com iluminação em LED, nova alavanca de câmbio e um volante redesenhado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!