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Marca "popular" da Stellantis vende menos que Ferrari e dá adeus à Austrália

Marca estava presente no país por 101 anos consecutivos, mas irá encerrar as operações em novembro

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Stellantis conta com diversas marcas, mas nem todas têm bom desempenho
Stellantis conta com diversas marcas, mas nem todas têm bom desempenho Foto: Stellantis / Divulgação

É difícil imaginar um cenário onde uma marca mais acessível emplaque mais veículos do que a Ferrari. Entretanto, isso aconteceu com a Citroën na Austrália, e por isso a marca abandonará as operações no país a partir do dia 1º de novembro.

Presente na Austrália desde 1923, o desempenho recente da Citroën no país da Oceania não era nada bom. Na primeira metade de 2023, foram 87 carros vendidos, emplacando menos unidades que Maserati, Ferrari e Lotus. Segundo o portal Car Expert, somente McLaren, com 41 carros vendidos e Rolls-Royce, com 26, venderam menos que a Citroën.

A situação da Citroën por lá não era boa há bastante tempo. Em 2007, os franceses atingiram o ápice das vendas, emplacando 3.803 veículos em um ano, mas em 2021, apenas 175 carros foram comercializados, uma média de 14 unidades vendidas por mês.

Com as vendas em baixa, os australianos não receberam a nova geração de C3 e C3 Aircross oferecidas na Europa desde outubro do ano passado. Segundo a Car Expert, a Citroën irá manter o compromisso de cinco anos de garantia independente da quilometragem e as revisões com preço fixo em todos os 35 centros técnicos existentes pelo país.

Segundo David Owen, executivo da Citroën australiana, a decisão foi difícil, mas levando em conta os modelos atuais e futuros ofertados pela marca, bem como o contexto do mercado local e preferência dos consumidores locais, a decisão mais acertada era encerrar as operações no país.

A importadora da Citroën no país irá focar sua atenção na Peugeot, que apresenta um comportamento um pouco melhor nas vendas. Em 2023, a marca do leão vendeu 2.516 unidades contra 228 da Citroën. No primeiro semestre foram 1.341 Peugeots vendidos, um pouco menos do que a quantidade de Citroëns vendidos desde 2019.

Enquanto a Citroën só conta com 4 modelos, a Peugeot oferece 9 opções, bem como três opções comerciais.

Citroën tem foco popular no Brasil

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Missão do Citroën C3 é fazer a marca se tornar mais popular Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Na operação brasileira, a Stellantis definiu que a Citroën seria responsável por ocupar um nicho de entrada no mercado nacional. Até por isso, tanto o C3, quando Aircross vendidos por aqui são os modelos desenvolvidos para o mercado indiano, e não os modelos europeus, que são mais refinados.