Patrocinar festivais de música faz parte da estratégia escolhida pela Volkswagen para manter sua marca em evidência e alcançar diversos usuários dos mais variados padrões e faixas etárias. A parceria da VW com o Rock in Rio já dura mais de 10 anos e já rendeu sete veículos especiais, conheça:
Rock in Rio 2011 - Gol e Fox
A parceria entre a Volkswagen e o Rock in Rio começou em 2011, ano em que o festival retornou ao Brasil após quatro edições em Lisboa (Portugal) e uma em Madrid (Espanha). Para celebrar o evento, a fabricante lançou versões especiais de Gol e Fox, seus modelos mais vendidos, com adesivos especiais em alusão ao festival.
Mais do que adesivos, os modelos contavam com o logotipo do festival bordado nos bancos, detalhes vermelhos pela cabine e um rádio com MP3, CD, USB e quatro alto-falantes e dois tweeters. Na ocasião, os compradores recebiam ainda um código para baixar diretamente da internet as músicas cantadas durante o festival pelos artistas.
O Gol tinha motor 1.0 de 76 cv de potência, enquanto o Fox ostentava o tradicional 1.6 de até 104 cv. Ao todo, foram 900 Gol Rock in Rio produzidos, enquanto o Fox teve 350 unidades.
Rock in Rio 2013 - Fox
Na edição seguinte, somente o Fox foi escolhido para celebrar o festival. Entretanto, a versão era ainda mais tímida. O interior continuou trazendo detalhes em vermelho, mas dessa vez os bancos contavam com costuras na cor vermelha e uma pequena etiqueta com a guitarra estilizada do logotipo do festival. A novidade aqui era somente um novo sistema de rádio.
Rock in Rio 2015 - Gol, Fox e Saveiro
Na edição seguinte, o trio da Volkswagen foi preparado para a festa. Todos traziam pintura branca, adesivos comemorativos e interior com tons em vermelho. O Gol seguia equipado com motor 1.0 de 76 cv. Saveiro e Fox traziam o motor 1.6 16v MSI de até 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
Rock in Rio 2024 - Polo Track
A Volkswagen só voltou a criar uma edição especial para o festival este ano, com o Polo Track. A edição comemorativa segue a cartilha da marca e conta com adesivos especiais nas laterais. Entretanto, o Polo Track ganha a cor Vermelho Sunset e teto na cor preto ninja. Internamente, os bancos contam com o logotipo do festival e a central multimídia passa a ser a VW Play de 10 polegadas. Essa versão será limitada a 4 mil unidades.
The Town também ganha edições especiais
Outro festival realizado pelos proprietários do Rock in Rio é o The Town, que acontece em São Paulo. Em 2023 o T-Cross teve três mil unidades comemorativas com o nome do festival. Com três mil unidades produzidas, o T-Cross The Town era baseado na versão 200 TSI do SUV e trazia teto na cor preta e costuras azuis no interior.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!