x
UAI

Posso renovar o licenciamento com multas?

O licenciamento é o processo anual de renovação que comprova que o veículo está apto a circular

Publicidade
Taxa de licenciamento de veículos é mantida, apesar de o CRLV ser digital
Taxa de licenciamento de veículos é mantida, apesar de o CRLV ser digital Foto: Taxa de licenciamento de veículos é mantida, apesar de o CRLV ser digital

No mês de julho, iniciou-se o período de renovação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para placas 1 e 2, com término previsto para novembro, quando serão renovadas as placas 9 e 0. No entanto, muitos motoristas se perguntam se é possível pagar o licenciamento caso tenham multas pendentes. Para manter o veículo em dia e circular legalmente, é importante regularizar todos os débitos.

O licenciamento é o processo anual de renovação que comprova que o veículo está apto a circular. Ele abrange o pagamento do IPVA, multas e outros débitos. Após o pagamento, é possível emitir o CRLV, o registro obrigatório para a circulação do veículo em território nacional.

Portanto, para realizar o pagamento do licenciamento, é necessário quitar todos os débitos, incluindo IPVA, multas e licenciamentos de anos anteriores não pagos.

A não renovação do licenciamento é considerada uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 293,47.

Quem for pego na blitz com o licenciamento atrasado levará a autuação e terá o documento do carro retido até a regularização. Com isso, o motorista tem 15 dias para regularizar o documento. 

Para efetuar o pagamento do licenciamento, muitos bancos oferecem a opção de pagamento online com o número do Renavam do veículo. Além disso, é possível realizar o pagamento através do site oficial do Detran do seu estado, na seção de Licenciamento.