Um caminhão elétrico Tesla Semi foi envolvido em um acidente na Califórnia (EUA) no último mês e resultou em um incêndio que exigiu aproximadamente 190 mil litros de água para ser controlado. A investigação do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) ainda está em andamento, mas já foram revelados os detalhes do ocorrido.
O acidente ocorreu por volta das 3h da manhã, quando o caminhão saiu da pista e colidiu com um poste de aço e, em seguida, com uma árvore de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Após o impacto, o veículo ficou encostado em outras árvores, e o incêndio da bateria teve início apenas após a colisão.
Os bombeiros precisaram de cerca de 14 a 15 horas para apagar as chamas e reabrir a estrada. Durante esse tempo, a temperatura registrada chegou a 540 graus Celsius, o que é suficiente para derreter o alumínio e é cerca de quatro vezes a temperatura necessária para causar queimaduras de quarto grau.
Além disso, os bombeiros utilizaram retardantes de incêndio para evitar que o fogo se alastrasse para lugares próximos.
Embora a investigação ainda não tenha esclarecido o que levou o motorista a perder o controle do caminhão, sabe-se que ele não estava utilizando o sistema de condução automatizada da Tesla no momento do acidente. O motorista saiu ileso do incidente, e o caminhão foi o único veículo envolvido.
O NTSB continua investigando para determinar as causas exatas do acidente e o que pode ter provocado o dano à bateria, levando ao incêndio. Até o momento, não há informações sobre fatores externos que possam ter contribuído para o acidente.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!