Não é surpresa que a Toyota Hilux lidera as vendas de picapes médias e grandes. A última vez que perdeu a liderança foi em 2021, quando a Chevrolet S10 a ultrapassou por alguns meses, mas logo recuperou o posto. Esse histórico traz confiança à Toyota, mas a marca já trabalha em uma nova geração da Hilux, prevista para 2025.
Segundo o site CarsGuide, a nova geração da picape não foi esquecida. Em entrevista, Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália, confirmou que a Hilux terá novidades. "Certamente não desistiremos da Hilux, posso garantir isso", afirmou Hanley. "Temos muita coisa acontecendo, mas nada que eu possa anunciar hoje", completou.
Embora a Toyota não demonstre preocupação imediata com a liderança da Hilux na América do Sul, em mercados desenvolvidos, como a Austrália, a situação é mais delicada. Em 2023, a Ford Ranger superou a Hilux na Oceania, ampliando sua vantagem de vendas.
Sobre o lançamento, a Toyota já havia indicado que a nova picape chegaria em 2025, e Hanley reforçou a previsão: “Você terá que esperar até 2025”, disse ele, quando questionado sobre a possível continuidade do motor a diesel.
Atualmente, a Hilux utiliza um motor 2.8 turbo de quatro cilindros, que gera 204 cv a 3.400 rpm, enquanto a versão esportiva GR-Sport eleva a potência para 224 cv.
No entanto, há especulações de que a nova Hilux possa adotar o mesmo motor do novo Land Cruiser Prado, um 2.4 turbo a gasolina combinado com um motor elétrico de 36 kW, que juntos geram 326 cv e 64,2 kgfm de torque.
O site CarsGuide também levanta a possibilidade de uma versão híbrida plug-in, com tecnologia da BYD, capaz de oferecer até 200 km de autonomia.
Em termos de design, espera-se que a nova Hilux siga o exemplo de suas rivais, como a Ford Ranger, que adotou traços visuais da F-150, e a Chevrolet S10, que se inspirou na Colorado. A nova Hilux deve trazer semelhanças com a Tundra, sua “irmã maior” de nova geração, vendida no mercado norte-americano desde 2021
Na Austrália, a Hilux recebeu um pequeno facelift no início de 2023, com alterações discretas na dianteira e lanternas traseiras escurecidas. A principal novidade foi a adição de um sistema híbrido-leve de 48 volts, que funciona como um gerador, mas não impulsiona o veículo diretamente.
Tudo indica que a Toyota está preparando uma motorização híbrida para a nova geração da Hilux, impulsionada pelas regras rigorosas de emissões. Além disso, uma versão totalmente elétrica da picape já foi confirmada pelo presidente da Toyota na Tailândia, mostrando que a marca está se adaptando às novas exigências do mercado.
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