x
UAI
PICAPE MÉDIA

Nova geração da Toyota Hilux chega em 2025 com motor híbrido de 326 cv

Após perder espaço para a Ford Ranger em mercados como a Austrália, a Toyota prepara uma nova geração da Hilux

Publicidade
Nova geração da Toyota Hilux deve chegar em 2025 com motorização híbrida de 326 cv
Nova geração da Toyota Hilux deve chegar em 2025 com motorização híbrida de 326 cv Foto: Toyota/Divulgação

Não é surpresa que a Toyota Hilux lidera as vendas de picapes médias e grandes. A última vez que perdeu a liderança foi em 2021, quando a Chevrolet S10 a ultrapassou por alguns meses, mas logo recuperou o posto. Esse histórico traz confiança à Toyota, mas a marca já trabalha em uma nova geração da Hilux, prevista para 2025.

Segundo o site CarsGuide, a nova geração da picape não foi esquecida. Em entrevista, Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália, confirmou que a Hilux terá novidades. "Certamente não desistiremos da Hilux, posso garantir isso", afirmou Hanley. "Temos muita coisa acontecendo, mas nada que eu possa anunciar hoje", completou.

Embora a Toyota não demonstre preocupação imediata com a liderança da Hilux na América do Sul, em mercados desenvolvidos, como a Austrália, a situação é mais delicada. Em 2023, a Ford Ranger superou a Hilux na Oceania, ampliando sua vantagem de vendas. 

Sobre o lançamento, a Toyota já havia indicado que a nova picape chegaria em 2025, e Hanley reforçou a previsão: “Você terá que esperar até 2025”, disse ele, quando questionado sobre a possível continuidade do motor a diesel.

Nova geração da Toyota Hilux deve chegar em 2025 com motorização híbrida de 326 cv
Nova geração da Toyota Hilux deve chegar em 2025 com motorização híbrida de 326 cv Foto: Divulgação

Atualmente, a Hilux utiliza um motor 2.8 turbo de quatro cilindros, que gera 204 cv a 3.400 rpm, enquanto a versão esportiva GR-Sport eleva a potência para 224 cv. 

No entanto, há especulações de que a nova Hilux possa adotar o mesmo motor do novo Land Cruiser Prado, um 2.4 turbo a gasolina combinado com um motor elétrico de 36 kW, que juntos geram 326 cv e 64,2 kgfm de torque.

O site CarsGuide também levanta a possibilidade de uma versão híbrida plug-in, com tecnologia da BYD, capaz de oferecer até 200 km de autonomia. 

Em termos de design, espera-se que a nova Hilux siga o exemplo de suas rivais, como a Ford Ranger, que adotou traços visuais da F-150, e a Chevrolet S10, que se inspirou na Colorado. A nova Hilux deve trazer semelhanças com a Tundra, sua “irmã maior” de nova geração, vendida no mercado norte-americano desde 2021

Na Austrália, a Hilux recebeu um pequeno facelift no início de 2023, com alterações discretas na dianteira e lanternas traseiras escurecidas. A principal novidade foi a adição de um sistema híbrido-leve de 48 volts, que funciona como um gerador, mas não impulsiona o veículo diretamente.

Toyota Hilux elétrica branca parada
Segundo Toyota, Hilux elétrica têm alcance de apenas 200km Foto: Toyota/Divulgação

Tudo indica que a Toyota está preparando uma motorização híbrida para a nova geração da Hilux, impulsionada pelas regras rigorosas de emissões. Além disso, uma versão totalmente elétrica da picape já foi confirmada pelo presidente da Toyota na Tailândia, mostrando que a marca está se adaptando às novas exigências do mercado.