A Volkswagen terá um 2025 muito agitado com a chegada do seu novo SUV de nome ainda não definido. Conhecido apenas como “A0” por causa da sua plataforma - MQB A0 -, a novidade pretende aumentar as vendas da marca.
Do outro lado do mundo, na Índia, a Skoda apresentará no dia 6 de novembro um SUV com a mesma plataforma MQB A0, e que pode indicar algumas novidades do SUV brasileiro.
Como um modelo influencia o outro?
Em termos visuais, os modelos dificilmente irão apresentar algum parentesco, afinal, apesar de marcas do mesmo grupo, Skoda e Volkswagen possuem linguagens completamente diferentes. Além disso, segundo José Carlos Pavone, designer chefe da Volkswagen do Brasil, a equipe nacional teve liberdade completa para desenhar o produto novo, desde o exterior até os detalhes da cabine.
Portanto, a expectativa fica em termos de equipamentos oferecidos pelo modelo indiano, que pode adiantar alguns equipamentos vistos no Brasil. Por lá, a imprensa espera que o Kylaq conte com câmera 360 graus e assistências de condução de nível 2, que permite que o carro faça curvas, acelere e freie de forma autônoma.
Entretanto, o Kylaq deverá ter um posicionamento mais premium no mercado indiano, já que o Nivus não é oferecido por lá, por exemplo. No Brasil, o A0 não deverá ter tantos itens avançados - e caros -, justamente para não ficar mais caro que o SUV-Cupê.
Em termos de design, o Kylaq terá a linguagem própria da Skoda e o porte será mais próximo a um SUV tradicional, enquanto o A0, apresentado para a imprensa no Rock in Rio, tem linhas que lembram um cupê. Apesar disso, dimensões e tamanho de porta-malas podem ser bem parecidas entre os dois modelos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!