x
UAI
Estudantes em ação

VW mistura T-Cross e Virtus para criar picape bizarra; confira

Filial indiana da montadora usa projeto para formar profissionais do futuro, confira os detalhes

Publicidade
Visual agressivo da dianteira esconde "gambiarra" feita na traseira
Visual agressivo da dianteira esconde "gambiarra" feita na traseira Foto: Divulgação

A especulação de que a Volkswagen trabalha em uma picape de porte intermediário já circula na imprensa brasileira há certo tempo. Inclusive, já foi vista circulando em testes iniciais vestida de Virtus. Na Índia, a Volkswagen local foi além e criou uma picape bizarra misturando o SUV Taigun (versão local do nosso T-Cross) e o sedan Virtus.

O visual é bem esquisito, principalmente quando o carro é apresentado de perfil. O balanço traseiro, espaço entre o eixo traseiro e o fim da carroceria, é extremamente longo e é exatamente a peça utilizada pelo sedan da Volkswagen.

A parte dianteira, que deriva totalmente do SUV, ganhou um Snorkel, que faz com que o ar seja captado por cima e faça o veículo evite aspirar água ao passar por um terreno alagado. As laterais receberam arcos de roda bastante robustos. O teto recebeu ainda uma barra de iluminação em LED.

A suspensão parece ter sido modificada e o modelo está mais alto que o Taigun original. Os pneus são de perfil alto e com ranhuras para enfrentar o off-road. Não há informações sobre a motorização, mas o SUV é vendido na Índia com motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv de potência.

Na traseira, além das lanternas do Virtus e dos adesivos que parecem esconder algo, só é possível ver uma estrutura de metal tubular e uma antena.

Modelo foi criado por estudantes

Capacidade e dimensões da caçamba não foram divulgadas
Capacidade e dimensões da caçamba não foram divulgadas Foto: Divulgação

O visual incomum, deixa bem claro que o projeto não é algo extremamente sério. Esse veículo em específico, batizado de “Pickup Truck”, que pode ser traduzido somente como “picape”, foi criado por uma turma de estudantes de mecatrônica supervisionada por profissionais da Skoda Auto Volkswagen India, responsável por cuidar das marcas do Grupo Volkswagen no país, bem como pesquisa e desenvolvimento de produtos locais.

Os estudantes participaram de um programa chamado “Skill India Iniciative”, ou Iniciativa de habilitação indiana, um projeto apoiado pelo governo local para incentivar a criação de mão de obra especializada. Os estudantes tiveram nove meses para criar o produto e fizeram análise de mercado, pesquisa e desenvolvimento, passaram pelos processos de adquirir materiais e finalizar o veículo. 

Esse é o segundo modelo que os estudantes constroem na Índia. Ano passado, foi a vez de um Skoda Rapid quatro portas conversível. Na República Checa, esse projeto de incentivar estudantes a construírem carros experimentais não é novo. Em 2023 a Skoda apresentou o nono modelo do projeto do “Skoda Academy”.