x
UAI
ADEUS

Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve

De sedãs a SUVs, saiba quais carros populares estão prestes a sair de linha nos próximos meses

Publicidade
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Carros vêm e vão, e a mudança de visual, o chamado facelift, é feita entre três e quatro anos, dependendo das vendas. Em alguns casos, o carro passa por uma mudança completa, chamada de mudança de geração, que geralmente traz uma nova plataforma, novo motor, visual, interior, entre outros.

Porém, em 2024, nos despedimos de alguns veículos que conquistaram um lugar no coração de muitos brasileiros. Seja pela baixa venda, troca de geração, ou até substituição por outro modelo que será lançado. Até mesmo a eletrificação pode ser um fator. A seguir, listamos alguns modelos que deixarão de ser produzidos ou que devem sair de linha nos próximos meses.

TOYOTA YARIS

Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Lara Moreno/EM/D.A Press

O Toyota Yaris é um dos carros mais vendidos da marca, com mais de 17 mil unidades comercializadas e uma boa reputação entre seus concorrentes, como o Honda City, Fiat Argo, Chevrolet Onix, entre outros. No entanto, ele deixará de ser produzido para dar lugar a um projeto maior e mais moderno: o Yaris Cross.

O SUV da Toyota já está sendo preparado para o nosso mercado e até foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se de um projeto tailandês que contará com o motor base do Yaris — 1.5 aspirado —, e em conjunto com um sistema elétrico nas versões mais caras, e assim sendo o próximo híbrido flex da marca no Brasil, acompanhando os modelos Corolla e Corolla Cross.

CHEVROLET CRUZE 

Chevrolet Cruze Premier 2021 preto, de frente, estacionado em local asfaltado, com árvores ao fundo
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Chevrolet/Divulgação

Se você chegou agora, não tem problema, nós explicamos novamente: o Cruze vai sair de linha — na verdade, já saiu! O sedã e o hatch não estão mais disponíveis no configurador da marca, e apenas 726 unidades foram vendidas neste ano, já que a produção foi encerrada no final de 2023, restando apenas alguns estoques.

Como o Cruze era importado da fábrica na Argentina, a General Motors (GM) decidiu encerrar a produção para focar no Chevrolet Tracker, um SUV que segue a tendência do momento. Além disso, o Cruze também saiu de linha em outros mercados, como China, México e Estados Unidos. O substituto do Cruze, se é que podemos chamar assim, será um SUV compacto, o Chevrolet Trax, que deve estrear em 2025.

RENAULT LOGAN

Renault Logan modelo 2017 sedan compacto preto de frente no asfalto
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Divulgação/Renault

Coitado do Renault Logan, esse aí está mais esquecido que conversa fiada em festa! Como a Renault vem remodelando sua marca após o “Renaulution”, com foco em carros mais premium, o Logan sairá de linha para dar espaço ao Kardian na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Além disso, com poucas vendas — mais de 90% destinadas a vendas diretas, ou seja, para frotistas — o Logan está fora do novo posicionamento global da Renault, tanto aqui no Brasil quanto no mundo. Por isso, sua descontinuação deve ocorrer em breve, se já não tiver parado de ser fabricado.

Ele foi tão deixado de lado que, em janeiro de 2024, o Logan passou a sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência, apenas por conta da legislação que obrigou.

RENAULT STEPWAY

Stepway 1.0. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Divulgação/Renault

Aproveitando o embalo da Renault, outro modelo que se despedirá em breve é o Stepway. O motivo? O mesmo do Logan: pouco espaço no mercado, com apenas 2.933 unidades vendidas, além de estar fora do novo posicionamento da marca. Aliás, as variantes com motor 1.6 já foram descontinuadas, restando apenas o motor 1.0 aspirado.

Com o foco da Renault em modelos de maior valor agregado e potencial de lucro, o sucessor do Stepway será o Kardian, o que justifica sua saída de linha. Vale lembrar que o Stepway é o último sobrevivente da família Sandero, presente no mercado desde 2007.

CITROËN C4 CACTUS 

Lista com os SUVs mais baratos do Brasil em 2024
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

No mercado desde 2018, o Citroën C4 Cactus está próximo de sair de linha. Uma apuração da Mobiauto confirmou que o modelo não está mais sendo produzido, após consulta aos concessionários. Isso faz sentido, já que no configurador da marca só constam modelos do ano 2023/2024.

O C4 Cactus está distante da atual linha de produtos C-Cubed que a Citroën vem focando no Brasil. O novo foco está em modelos de entrada, como o C3 hatch, o C3 Aircross e o Basalt, um SUV cupê também voltado para o segmento de entrada. Assim, ao descontinuar o C4 Cactus, a marca abre espaço na planta de Porto Real (RJ) para novos modelos.

Em 2024, foram vendidas apenas 824 unidades do modelo, que em sua versão topo de linha, a Shine, conta com o motor 1.6 turbo de 166/173 cv (gasolina/etanol) e 24,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

NISSAN LEAF

Nissan Leaf cinza em movimento na estrada asfaltada com colina ao fundo
Fim de linha: Veja quais carros deixarão de ser produzidos em breve Foto: Nissan/Divulgação

Conhece aqueles carros de aplicativo que te buscam e têm portas que abrem como as de uma van? Pois bem, esse é o Nissan Leaf. Desde fevereiro, ele não está mais disponível no catálogo da Nissan, sendo oferecido apenas por assinatura. O Leaf foi o primeiro carro elétrico de grande volume e se destacou por popularizar os veículos elétricos no mercado.

No entanto, com a chegada de modelos chineses e a concorrência de elétricos com preços mais competitivos, o Leaf acabou ficando para trás, perdendo o apelo e se tornando ultrapassado. Atualmente, ele custa R$ 7.999 por mês no sistema de assinatura. Vale lembrar que sua produção já foi encerrada no Reino Unido — de onde ele é importado —, além dos Estados Unidos e Japão.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!