Nos próximos meses, o mercado automotivo brasileiro será invadido por uma nova leva de veículos vindo da ásia, em especial modelos eletrificados e SUVs. A onda liderada por fabricantes como BYD e GWM está ganhando tração rapidamente, e várias outras montadoras estão prestes a seguir o mesmo caminho.
Segundo dados divulgados pela revista Exame, de janeiro a julho de 2024, foram emplacados 94.716 veículos leves eletrificados no Brasil, ultrapassando o volume registrado em 2023, quando 93.927 unidades foram vendidas no país. No topo desse movimento está a BYD, que sozinha colocou 25.692 veículos no mercado, enquanto a GWM veio logo atrás, com 4.085 emplacamentos.
NETA
A montadora chinesa Neta, criada em 2019, já planeja inaugurar uma fábrica no Brasil em 2026. Dos seus sete veículos, a montadora pretende trazer três para o país. Entre eles está um esportivo elétrico, o Neta GT, que já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e possui uma bateria de 64 kWh ou 74 kWh, com potências de 231 cv e 462 cv, dependendo da configuração.
Outro modelo que pode e deve chegar ao Brasil é o Neta L, um SUV de porte médio com bateria de 30,6 kWh ou 40 kWh e motor 1.5 aspirado, que gera no total 231 cv. A autonomia no modo elétrico é de cerca de 220 km ou 310 km, dependendo da bateria. No total, o veículo conseguiria rodar mais de 1.000 km, além de contar com um modelo 100% elétrico com bateria de 68,1 kWh.
Por fim, outro carro da Neta que pode desembarcar por aqui é o Aya, também um SUV, porém compacto. O motor é elétrico, com bateria de 40,7 kWh, que gera 95 cv e 15,3 kgfm de torque. A autonomia é de 263 km, de acordo com o próprio PBEV.
OMODA E JAECOO
As montadoras do grupo Chery devem chegar possivelmente com três SUVs: o Omooda 5, um SUV cupê médio com dimensões parecidas com as do Jeep Compass. O motor pode ser tanto híbrido, com o motor 1.5 turbo atrelado ao motor elétrico, totalizando 157 cv e 25,5 kgfm de torque, quanto elétrico, que gera 204 cv e 34,7 kgfm de torque com a bateria de 61 kWh. A autonomia seria em torno de 450 km.
O Omooda 7 vem com motorização híbrida plug-in, com motor 1.5 turbo de 156 cv e 22,4 kgfm de torque. Os valores combinados não foram divulgados, mas, segundo a marca, são 1.250 km de autonomia total e 95 km apenas no modo elétrico. Ele é um pouco maior que o irmão Omooda 5.
Por fim, o Jaecoo J7 é um SUV de porte grande com aparência que lembra bastante os carros da Land Rover. O motor deve ser o 1.5 turbo a gasolina, com sistema híbrido plug-in e bateria de 18,3 kWh, que gera 245 cv. A autonomia combinada pode ser de mais de 1.200 km, segundo a empresa.
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