Ao passo em que conquista muitos clientes, a quantidade de céticos em relação à BYD e aos carros elétricos crescem. Nesta quarta-feira (25) a marca chinesa alcançou a marca de 9 milhões de carros eletrificados produzidos.
O modelo comemorativo foi uma unidade do supercarro elétrico Yangwang U9. O supercarro teve as vendas iniciadas na China recentemente e conta com 1305 cv de potência combinada e 171 kgfm de torque. Graças aos quatro motores elétricos, alcança os 100 km/h em apenas 2,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 309 km/h. Vendido por 1,68 milhão de yuans, o equivalente a 1,31 milhão, o modelo dificilmente será oferecido no Brasil.
Um dos destaques do Yangwang U9 é o sistema de suspensão inovador, que é capaz de fazer o carro “saltar” ou se locomover com apenas três rodas.
Velocidade de produção impressiona
Mais do que os dados de desempenho do Yangwang U9, a rapidez da produção da BYD também merece ser ressaltada. Segundo a inscrição na fábrica e o carro produzido, é possível ver que a BYD contabiliza também a produção de suas submarcas: Yangwang, Denza e Fangchengbao. Além disso, entrou na contabilidade também a produção fora da China.
No dia 4 de julho, a fábrica da BYD na Tailândia começou oficialmente a produzir os carros da marca, sendo a primeira fora da China. No mesmo dia, a planta tailandesa construiu o carro de número 8 milhões da BYD. Portanto, foram necessários 83 dias para a marca produzir um milhão de veículos.
Vale destacar ainda que a BYD só começou a produzir veículos em meados de 2003, entretanto, o primeiro modelo desenvolvido pela marca só estreou em abril de 2005. Considerando apenas os veículos de energia alternativa - os que a marca leva em consideração na contagem -, o primeiro foi fabricado em 2008, com o primeiro milhão de veículos eletrificados produzidos, chegando somente em maio de 2021.
Produzindo 8 milhões em cerca de 3 anos, a BYD impôs um ritmo de produção muito elevado, de pouco menos de 2,6 milhões de carros por ano. Muito desse elevado volume se dá pela marca controlar a fabricação das baterias de alta voltagem, essencial para os carros elétricos.
Ritmo deve ficar ainda mais acelerado
Além da fábrica tailandesa, a BYD produz seus veículos no Uzbequistão desde o dia 27 de junho e pretende iniciar a fabricação na planta brasileira em Camaçari, na Bahia, no início de 2025.
Acompanhe o VRUM também no YouTubee no Dailymotion!
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!