A Volkswagen parece estar se preparando para lançar o facelift do Taos no Brasil. O SUV de porte médio foi visto rodando camuflado pelas ruas de São Paulo e também em um estacionamento ao lado de outros modelos que devem chegar em breve, como o SUV A0 e a nova reestilização do Nivus, prevista para ainda este ano.
O flagra realizado pelo Instagram Placa Verde, indicam que a VW pode começar a importar o Taos do México, onde o modelo já foi apresentado com a nova frente há duas semanas. O Taos é fabricado na planta de Puebla, junto com o Tiguan e o Jetta, e exportado para o mercado norte-americano. No Brasil, ele ainda é importado da Argentina, da planta de General Pacheco, onde também é produzida a picape Amarok.
O facelift do Taos traz uma dianteira atualizada, com novos faróis mais afilados e uma grade redesenhada. O tradicional destaque na grade superior foi substituído por uma peça que conecta os faróis, acompanhada por um filete de LED mais fino. O para-choque dianteiro também foi modificado, com uma peça em preto brilhante e saídas de ar ampliadas, conferindo ao SUV um visual que lembra carros elétricos.
Na traseira, a principal mudança está nas lanternas, que foram redesenhadas e agora se estendem pela tampa do porta-malas, ligando ambos os lados do veículo. O para-choque traseiro também sofreu pequenas alterações.
Por dentro, as mudanças incluem uma nova moldura para a central multimídia, que foi levemente elevada, além de detalhes atualizados no painel, similar ao que já ocorreu com o T-Cross e o Jetta.
A Volkswagen enfrenta desafios financeiros na Argentina, de onde o Taos é atualmente importado. O presidente da filial argentina, Marcellus Puig, revelou que a empresa suspendeu o desenvolvimento do facelift do Taos no país para reavaliar os custos, destacando que é “impossível competir” com o México devido às condições fiscais mais favoráveis do país.
Com isso, existe a possibilidade de que o Taos passe a ser importado do México, embora essa mudança ainda não tenha sido confirmada. No México, o Taos é vendido com o motor 1.5 TSI (turbo) de 176 cv e câmbio automático com conversor de torque, atualizado com o facelift.
Já no Brasil, o modelo conta com o motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.
Há expectativas de que o Taos possa ser o primeiro veículo da Volkswagen no Brasil a contar com a tecnologia micro-híbrida, prometida pela montadora no início do ano, o que incluiria a introdução do motor 1.5 turbo no país.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!