O Hyundai Tucson, que já foi sinônimo de sucesso de vendas em 2009 e 2010, prepara sua volta ao mercado brasileiro em uma nova geração. Após sair de linha em 2019, a montadora terá uma versão híbrida do SUV médio para o Brasil.
Segundo informações do Auto Esporte, a Hyundai, em conjunto com a CAOA, fabricará o novo Tucson híbrido na planta de Anápolis (GO). Isso acontece após a Hyundai Motor Brasil assumir o controle de suas ações no Brasil, anteriormente gerido pela CAOA, dando mais liberdade para decidir sobre sua comercialização.
A quarta geração do Tucson, que passou por uma reestilização e foi apresentada no Salão do Automóvel de Nova York no início do ano, deverá chegar ao mercado brasileiro em 2026, em uma das três versões híbridas oferecidas no exterior.
A primeira versão é a híbrida leve, com 160 cv, que utiliza uma bateria de 48 volts acoplada a um câmbio automatizado de sete marchas. Outra possível versão é a híbrida plena, que conta com uma bateria de 1,49 kWh e um motor de 215 cv e 27 kgfm de torque.
Por fim, a configuração híbrida plug-in, com uma bateria de 13,8 kWh, oferece autonomia elétrica de até 53 km no padrão EPA e entrega 253 cv e 31 kgfm de torque combinados.
Ainda não está claro qual dessas versões chegará ao Brasil, mas o que se sabe é que o Tucson atual, que voltará às lojas, será o da terceira geração, lançada em 2015, e que ganhou um facelift em 2018. O modelo que retornará ganhou painel Supervision TFT de 4,2 polegadas e tela central de 9”. No quesito segurança, o SUV está com aços 50% mais resistentes, entre outras melhorias.
O Tucson será equipado com o mesmo motor 1.6 TGDI de 177 cv e 27 kgfm de torque, que faz o 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e velocidade máxima divulgada de 201 km/h.
A Hyundai fará isso porque a CAOA já tinha elaborado o lançamento do Tucson de geração antiga, e para não perder componentes a montadora sul coreana decidiu permanecer com o lançamento deste modelo.
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