O governador Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, cometeu uma gafe ao anunciar a criação de uma frota “secreta” que será utilizada pela PM em operações de investigação e inteligência. Em publicação feita nas redes sociais, o mandatário acabou divulgando qual será o modelo dos carros que serão utilizados pelos policiais.
Apesar de não citar o nome, a logomarca ou a frente do veículo, os seguidores do Governo do Rio de Janeiro não tiveram dúvidas ao apontar que o novo carro se trata de um Nissan Kicks Active. O modelo é fabricado justamente em Resende, no Rio de Janeiro.
Imediatamente, a gafe repercutiu na internet. “Já avisou a bandidagem qual carro é alvo”, disse um usuário do Instagram. “Os donos de carros iguais a esse vão colocá-los à venda amanhã”, comentou outro. “Quem tiver um carro desse modelo vende porque, se entrar na comunidade, não vai sobrar nem o pneu”, comentou um terceiro.
Para piorar a situação, o acordo da gestão Castro com a Nissan tem detalhes divulgados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo do Rio. Através do portal, é possível verificar que cada Kicks Active custou R$ 114 mil ao estado. Ao todo, a nova frota conta com 38 veículos - o investimento total é de R$ 4,3 milhões.
Claudio Castro minimiza
Mesmo com a repercussão negativa, Claudio Castro minimizou a onda de críticas e justificou a publicação do vídeo. "Quando esse veículo vem para a segurança pública ele tem as placas alteradas. Sempre foi assim e continuará assim porque está na lei”, pontuou o governador do Rio de Janeiro.
"Sobre o vídeo, esses veículos são apenas uma das marcas, com uma das cores e não representam nem 10% dos veículos descaracterizados que vão para 92 municípios, para diversos bairros. Ou seja, é uma agulha no palheiro tentar achar que só esses 38, de quase 400, que vão causar risco a qualquer um", acrescentou.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!