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ESTRATÉGIA

Ford abandona carros "sem graça" e foca em veículos mais caros e potentes

Montadora americana vem mudando sua estratégia para modelos voltados aos entusiastas

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Amortecedores da marca Fox que equipam a Ford Ranger Raptor permitem que a picape salte em desníveis sem problema algum
Amortecedores da marca Fox que equipam a Ford Ranger Raptor permitem que a picape salte em desníveis sem problema algum Foto: Jorge Lopes/EM/D.A.Press

Enquanto o mundo coloca em prática a descarbonização com carros elétricos, em alguns casos fim dos muscle cars, a Ford caminha para o sentido oposto. A montadora americana está mudando sua estratégia globalmente, deixando de lado os carros comuns e focando em veículos mais divertidos, se assim podemos dizer. 

Sob o comando de Jim Farley, CEO da montadora, a marca tem investido em modelos que ressaltam a herança da marca em competições e off-road, como o Mustang, Ranger Raptor e o Bronco (Raptor). Esses veículos, que antes eram tratados como produtos secundários, agora estão no centro da estratégia da empresa.

Segundo Farley, modelos populares, muito bem conhecidos por nós como o Ka, Fiesta e Focus, que durante anos foram queridinhos de muitos consumidores, não conseguiram justificar investimentos e grandes retornos financeiros. 

Estamos saindo do negócio de carros sem graça e entrando no negócio de veículos icônicos”, declarou o executivo em entrevista à Car Magazine. A nova abordagem da Ford foca em veículos mais “cuidadosamente direcionados”, deixando de atender a todos os consumidores para se concentrar em nichos específicos.

Farley também ressaltou que a Ford tem voltado sua atenção para o mundo das competições, com um grande investimento no mundo automobilístico. O grande e maior exemplo é o retorno da Ford à Fórmula 1. A empresa também retornou recentemente a Le Mans com o Mustang. 

Mas isso não quer dizer que a Ford não esteja pensando também na eletrificação e na descarbonização que diversas regiões exigem. A marca quer também competir com gigantes como Tesla e montadoras chinesas. Por isso, a empresa está investindo pesado em plataformas totalmente elétricas e propulsões movidas a bateria.