Os carros da Jeep, de um tempo para cá, têm a fama de vazar óleo, principalmente no motor 2.0 turbodiesel do Renegade, Compass e Commander. Porém, a situação se expandiu para outros motores da Stellantis, como o 1.0 turbo de carros da Fiat, além do 1.3 turbo, que também já havia relatos nos modelos Jeep.
Quem trouxe essa informação foi João Brigato, do Auto+, que revelou um informativo de reparos oficialmente emitido pela Stellantis para sua rede de concessionárias. Segundo o site, apenas modelos do ano de 2024 têm esse problema, e por um período curto.
Esse novo problema é atribuído a uma inserção incorreta do retentor traseiro do virabrequim, causado pelo desalinhamento de uma prensa durante a fabricação, conforme revelou o site.
A Stellantis esclareceu que esse problema não é o mesmo de ocorrências anteriores que envolvia a queima de óleo em alguns motores do Jeep Renegade e Compass. Além disso, este defeito não compromete a segurança dos veículos, por isso não haverá recall, mas a montadora garante que o reparo será realizado sem custo para os clientes.
Modelos afetados
No mercado brasileiro, alguns modelos da Fiat foram identificados como suscetíveis a esse vazamento, especialmente os fabricados entre abril e julho de 2024. O Fiat Fastback, produzido entre 01 de abril e 24 de julho, equipado com o motor 1.0 turbo de até 130 cv, além da versão 1.3 turbo de até 185 cv, pode apresentar o problema. A versão Abarth do Fastback também está incluída na lista.
Outro modelo afetado é o Fiat Pulse, tanto na versão 1.0 turbo quanto na 1.3 turbo Abarth, fabricados entre 01 de abril e 20 de julho. Apenas a configuração com motor 1.3 aspirado está isenta de problemas. A Fiat Strada (02 de abril até 29 de julho), equipada com o motor 1.0 turbo, também pode apresentar o vazamento, enquanto o Fiat Toro (08 de abril e 25 de julho) com motor 1.3 turbo fabricado no mesmo período enfrenta o mesmo risco.
No portfólio da Jeep, os modelos Renegade, Compass e Commander, com motor 1.3 turbo flex, também foram mencionados no informativo de reparos. No entanto, a marca ainda não divulgou as datas de produção dos veículos que podem apresentar o problema.
A solução envolve a inspeção detalhada do motor após ele atingir sua temperatura de trabalho. O veículo é elevado e a equipe técnica verifica o local entre a transmissão e o retentor de poeira, onde o vazamento pode ocorrer. Se o óleo for detectado, o retentor é substituído e o nível de óleo é completado, seguindo as especificações técnicas da montadora.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!