x
UAI
ANÁLISE

Como a Fiat mantém liderança no Brasil por tanto tempo consecutivo?

Montadora italiana se destaca entre marcas tradicionais e até com a chegada dos chineses

Publicidade
Como a Fiat mantém liderança no Brasil por tanto tempo consecutivo?
Como a Fiat mantém liderança no Brasil por tanto tempo consecutivo? Foto: Jorge Lopes/EM/D. A Press

Mesmo com o aumento da concorrência, principalmente com marcas chinesas e veículos elétricos, a Fiat continua como uma das líderes no mercado brasileiro. A combinação de carros acessíveis, promoções, e produtos alinhados com o perfil do consumidor local garante seu sucesso.

Mesmo com a crescente concorrência de marcas chinesas e a chegada de novos elétricos e híbridos, a Fiat segue consolidada no mercado brasileiro, com uma linha de veículos que atende às diversas necessidades dos consumidores. 

Além de preços competitivos, a montadora se destaca com promoções que tornam os carros mais acessíveis. A combinação de veículos econômicos e espaçosos, como o Mobi, Argo, Pulse, Cronos, Fastback, entre outros, reforça a presença da marca no Brasil, um dos mercados mais importantes para a Fiat.

Segundo a divulgação do jornalista Jorge Moraes, no UOL, uma das razões desse sucesso é o forte custo-benefício oferecido por modelos. O jornalista conversou com Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat na América do Sul que comentou essa conquista.

Como a Fiat mantém liderança no Brasil por tanto tempo consecutivo?
Como a Fiat mantém liderança no Brasil por tanto tempo consecutivo? Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

“Construímos uma linha de produtos que se alinha perfeitamente ao estilo de vida brasileiro, com modelos que se encaixam nas necessidades de cada tipo de consumidor” afirma o executivo na divulgação no UOL. 

Além disso, a marca possui muitas vendas diretas em sua frota no Brasil, o que consegue atrair muitos taxistas, frotistas e também locadoras.

O vice-presidente ainda disse que a marca construiu uma linha de produtos alinhada com o estilo de vida do brasileiro. “O Brasil desempenha um papel essencial como um dos principais mercados da Fiat, onde possuímos uma enorme autonomia para desenvolver e produzir diferentes modelos icônicos”, afirma Aquino.

A Fiat se beneficia também de uma ampla rede de concessionárias e de um pós-venda de confiança, fatores que aumentam a fidelidade do consumidor.

Entre os modelos de maior destaque está a Fiat Strada, líder de vendas entre os veículos de passeio. O Argo, por sua vez, ocupa a terceira posição com quase 65 mil unidades vendidos entre janeiro e setembro de 2024. 

Fiat Pulse Abarth modelo 2023 branco detalhes vermelho estático no asfalto
Como a Fiat mantém liderança no Brasil por tanto tempo consecutivo? Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Fastback também vem conquistando espaço entre os SUVs cada mês que passa. Sua versão de entrada custa R$ 119.990, um preço visto como acessível neste mercado, tendo em conta seu tamanho e equipamentos. Há ainda as versões esportivas Pulse Abarth e Fastback Abarth, que oferecem mais potência para consumidores mais  exigentes.