A criatividade do brasileiro parece, de fato, não ter limites. Recentemente, um vídeo de amigos fazendo churrasco com um carro elétrico Byd Dolphin Mini viralizou nas redes sociais. Nas imagens, um grupo de homens usa o veículo para ligar uma airfryer (fritadeira elétrica) às margens de um rio. Veja abaixo.
Com a entrada dos elétricos do mercado nacional ganhando força, não é difícil imaginar que os carros possam receber uma nova função no dia a dia dos brasileiros. Isto porque esses automóveis são equipados com baterias de íon de lítio, sendo capazes de reservar uma abundante quantidade de energia elétrica.
Além disso, os carros elétricos possuem um sistema bidirecional de energia (V2G), que transfere a energia do veículo para outros dispositivos externos ou equipamentos. Desta forma, TVs, micro-ondas, máquinas de lavar, churrasqueiras elétricas, entre outros dispositivos podem funcionar com o automóvel ligado.
Como fazer o churrasco?
Para repetir o feito dos amigos acima, o dono do carro elétrico precisará de uma churrasqueira elétrica compatível com a saída de energia do veículo. Além disso, é preciso ter certeza de que o aparelho é capaz de ser conectado ao sistema de energia do veículo.
Riscos
Especialistas afirmam que é possível ligar aparelhos com o carro elétrico, mas alertam para os riscos. "É essencial que os usuários sigam as instruções dos fabricantes para evitar sobrecargas e outros problemas", disse o engenheiro de automação Fabiano Rossi, em entrevista ao UOL.
"Há o risco de redução da vida útil da bateria devido ao uso excessivo ou inadequado. As baterias de íon de lítio são projetadas para um certo número de ciclos de carga e descarga, e o uso para fins não previstos pode acelerar o desgaste. Além disso, o superaquecimento é uma preocupação significativa; dispositivos de alta potência, como churrasqueiras e fritadeiras elétricas, podem gerar calor suficiente para afetar a integridade da bateria se não forem usados corretamente", acrescentou.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!