x
UAI
EUA

Existe seguro para carro contra furacão?

Milton deve atingir a costa da Flórida nesta quarta-feira (9)

Publicidade
McLaren P1 na enchente
McLaren P1 na enchente Foto: McLaren P1 na enchente

O Furacão Milton deve atingir a costa da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9). Segundo os meteorologistas norte-americanos, a tempestade está na categoria 5, a mais perigosa, e tem possibilidade de provocar ondas de até 4,5 metros. Pensando no potencial de destruição do fenômeno da natureza, surge a dúvida: existe seguro para carros contra furacões nos EUA? 

A resposta é sim. Mas, para isso, o proprietário do veículo deve aderir a um seguro abrangente. Isto porque a passagem de furacões pode danificar carros de diferentes formas. Assim, o dono do carro que assinar o plano abrangente estará prevenido nos seguintes casos abaixo. 

  • Queda de detritos: caso o carro seja danificado por queda de objetos provocados pelo furacão;
  • Ventos fortes: se ventos do fenômeno da natureza capotarem o veículo;
  • Enchente: o seguro abrangente cobre a maioria dos casos de inundações e danos ao veículo durante um furacão;
  • Acidentes: caso a força do vento cause uma batida.

Vale ressaltar que, em alguns casos, as seguradoras preferem não oferecer o seguro abrangente no período da temporada de furacões nos EUA, que vai de junho até o final de novembro. A recusa também acontece nos dias que precedem a chegada de uma grande tempestade, como no caso do Milton. 

No Brasil, o último grande desastre natural aconteceu na metade deste ano, com as inundações no Rio Grande do Sul. Na ocasião, aproximadamente 200 mil veículos foram perdidos devido às enchentes, sendo que apenas 30% estavam segurados.

Limite de tempo para acionar o seguro

 O dono do veículo costuma ter até 3 anos para acionar o seguro. Este tempo é contado a partir do dia que o furacão atinge a cidade. Vale ressaltar que este período varia de empresa para empresa e consta no contrato.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!