A Fiat é uma das poucas montadoras no Brasil que ainda não adotou a eletrificação em nenhum de seus veículos. Porém, esse cenário está prestes a mudar em poucos meses, já que o Fastback e o Pulse serão os primeiros carros a ganhar eletrificação da marca italiana.
A apuração da Auto Esporte divulga que a Fiat trará a motorização híbrida leve (MHEV), a mais simples entre os híbridos, e a mais simples entre o projeto Bio-Hybrid que a Stellantis implementará em seus carros. Isso significa que os SUVs produzidos em Betim (MG) serão hibridizados nas versões Audace e Impetus, conforme revelado pelo Auto Segredos.
O pequeno motor elétrico terá 12 volts e conseguirá gerar 4 cv de potência. Ele será atrelado aos motores 1.0 T200 (turbo) do Pulse e do Fastback, que geram 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é o CVT, que simula até sete marchas. Não se sabe ainda se o motor terá ganho de potência com o mini propulsor elétrico.
Segundo a Auto Esporte, os modelos chegarão em novembro deste ano e já estarão disponíveis para venda em seguida.
Esse início de eletrificação já tem planos de se expandir, uma vez que a montadora pretende ter uma versão híbrida flex em todos os seus carros vendidos no Brasil até 2028. Esse plano da empresa também está relacionado ao ajuste da próxima fase do Proconve L8.
Por se tratar de um híbrido leve, o carro não consegue se mover sozinho apenas com a bateria de 12 volts; no entanto, já ajuda a economizar combustível e torna os modelos mais eficientes. O motor elétrico basicamente aquece o catalisador sem o motor a combustão e consegue, por exemplo, mover o carro em algumas velocidades de cruzeiro.
Além do Fastback e do Pulse, a Fiat planeja lançar outros veículos híbridos. O Cronos, conforme divulgado pelo Auto+, sairá do catálogo da Fiat em breve. No entanto, já há um substituto para o Mobi e o Argo no Brasil: o projeto F1H, que poderá se chamar Uno. Ele será híbrido e terá como base o Grande Panda, que vimos em junho na Europa, cujo visual será inspirado por diversos carros da Fiat no Brasil.
A Strada também pretende ser um carro híbrido leve, possivelmente semelhante ao que será visto no Fastback e no Pulse no final deste ano. Já um dos veículos que será um híbrido convencional, de fato, é a Toro, conforme informado pela Auto Esporte. Será um sistema com o motor 1.3 T270 (turbo), de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque.
Nesse caso, a picape compacta/média contará com uma bateria de 30 volts, que conseguirá, esse sim, mover o veículo em baixas velocidades.
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