https://midias.vrum.com.br/_midias/jpg/2024/08/06/1200x1200/1_carro_eletrico_incendio_mercedes_benz_eqe-39302813.jpeg
x
UAI
PERIGO

Furacão Milton: por que carros elétricos têm risco de explosão

Autoridades e montadoras alertam para a possibilidade de explosões dos veículos nos próximos dias

Publicidade
Modelo é equipado com bateria de íons de lítio, material suscetivo a incêndios
Modelo é equipado com bateria de íons de lítio, material suscetivo a incêndios Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A chegada do Furacão Milton na costa da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9), está apavorando a população local - a tempestade está na categoria 5, considerada "extremamente perigosa". A situação é ainda mais alarmante para os donos de carros elétricos

Ao contrário dos veículos com motores a combustão, os veículos elétricos são equipados com baterias de íon-lítio, que são mais vulneráveis quando entram em contato água salgada. Segundo a emissora estadunidense "Fox News", quando essas baterias são atingidas pela água do mar existe o risco de curtos-circuitos e, consequentemente, explosões. 

A possibilidade de grandes explosões é maior em casos como o do Furacão Milton, que provocam enchentes nas áreas costeiras. Segundo especialistas, existe a possibilidade da bateria explodir até mesmo semanas depois do veículo ser atingido pela tempestade. 

Isto aconteceu, por exemplo, depois da passagem do Furacão Helene, que deixou mais de 200 mortos na semana passada. Na ocasião, alguns carros pegaram fogo dias depois das enchentes. As imagens viralizaram nas redes sociais. 

Alerta

Danny Alvarez, do Corpo de Bombeiros de Hillsborough County, orientou que a população local coloque os carros elétricos longe de zonas inundáveis. Já a Tesla, responsável por fabricar os veículos, pediu para deixá-los distante de estruturas inflamáveis. Além disso, é recomendado manter o nível de carga das baterias abaixo de 30%. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!