A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados pode enquadrar a BYD, fabricante de carros chinesa, após diversos consumidores da empresa reclamarem de problemas com o pós-venda no Brasil. O deputado federal Auero Ribeiro (Solidariedade-RJ) propôs um requerimento para debater as queixas dos clientes.
A audiência estava marcada para acontecer às 14 horas (de Brasília) desta terça-feira (9), mas foi cancelada pelos parlamentares. A expectativa é que a Comissão de Defesa do Consumidor remarque o debate sobre os problemas dos carros da BYD no Brasil nos próximos dias.
Caso o requerimento seja aprovado, serão convocados o presidente da BYD no Brasil e o chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), Wadih Damous. Além deles, também devem ser ouvidos os representantes da Abravei (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos) e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
"A BYD agradou o consumidor ao trazer o compacto Dolphin com preço agressivo, o que fez com que a concorrência revisse seus preços. O problema é que o pós-venda, aparentemente, não acompanhou a grande quantidade de veículos atendidos", disse o deputado Auero Ribeiro no requerimento.
Entre as principais reclamações dos clientes da BYD, estão problemas com o período de garantia, atrasos nas entregas, falhas na pintura, ferrugens e falta de peças de reposição.
A BYD
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!