https://midias.vrum.com.br/_midias/jpg/2024/09/05/1200x1200/1_rdur3405_a-39812644.jpg
x
UAI
QUEIXAS

BYD entra na mira da Câmara após reclamações de consumidores; entenda

Presidente da empresa no Brasil pode ser convocado para falar sobre as queixas dos clientes

Publicidade
Lanternas contam com desenho similar ao do BYD Dolphin
Lanternas contam com desenho similar ao do BYD Dolphin Foto: Divulgação/BYD

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados pode enquadrar a BYD, fabricante de carros chinesa, após diversos consumidores da empresa reclamarem de problemas com o pós-venda no Brasil. O deputado federal Auero Ribeiro (Solidariedade-RJ) propôs um requerimento para debater as queixas dos clientes.

A audiência estava marcada para acontecer às 14 horas (de Brasília) desta terça-feira (9), mas foi cancelada pelos parlamentares. A expectativa é que a Comissão de Defesa do Consumidor remarque o debate sobre os problemas dos carros da BYD no Brasil nos próximos dias. 

Caso o requerimento seja aprovado, serão convocados o presidente da BYD no Brasil e o chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), Wadih Damous. Além deles, também devem ser ouvidos os representantes da Abravei (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos) e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

"A BYD agradou o consumidor ao trazer o compacto Dolphin com preço agressivo, o que fez com que a concorrência revisse seus preços. O problema é que o pós-venda, aparentemente, não acompanhou a grande quantidade de veículos atendidos", disse o deputado Auero Ribeiro no requerimento.

Entre as principais reclamações dos clientes da BYD, estão problemas com o período de garantia, atrasos nas entregas, falhas na pintura, ferrugens e falta de peças de reposição. 

A BYD

Terceira marca mais vendida no mundo em 2024, a BYD entrou com tudo no mercado brasileiro. Até o início de setembro, a marca já havia vendido 50 mil carros elétricos, sendo a principal fabricante do setor de eletrificados no país.
Em nota divulgada para a imprensa, a BYD se defendeu. "A BYD tem como objetivo não apenas comercializar os melhores e mais modernos veículos, como também oferecer um serviço de pós-venda de qualidade. Atualmente nosso centro de distribuição de partes e peças em Cariacica/ES possui um estoque que atende a 95% dos pedidos referentes a todos os modelos vendidos no Brasil", disse. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!