https://midias.vrum.com.br/_midias/jpg/2024/06/19/1200x1200/1_desconto_multa-38233718.jpg
x
UAI
DEBATE NA CÂMARA

Projeto de lei prevê redução de pontos da CNH; entenda

Proposta apresentada por deputado do PL visa premiar os "motoristas cuidadosos"

Publicidade
Multas podem representar grande prejuízo financeiro para muitos motoristas
Multas podem representar grande prejuízo financeiro para muitos motoristas Foto: Prefeitura de Curitiba / Divulgação

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei (PL) 3412/23, que prevê a redução de 1/3 (um terço) nos pontos acumulados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) caso o condutor não cometa novas infrações no período de seis meses. Atualmente, os pontos expiram apenas quando completam 12 meses ou quando a habilitação é suspensa ou cassada. 

A proposta, que visa alterar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e a forma de acumulação de pontuação usada desde 1997, é de autoria do deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP). No entendimento do parlamentar, a mudança premiará os motoristas mais cuidadosos.

“Pretendemos premiar os condutores que tentam conduzir de forma mais cuidadosa, já que a redução de pontos só beneficiará quem não cometer novas infrações”, disse o deputado Antonio Carlos Rodrigues, ao defender o projeto diante de outros colegas de Câmara. 

O PL 3412/23 será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania em data ainda não definida. Para virar lei, o texto deverá ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Como funciona a pontuação

Atualmente, os motoristas brasileiros podem ser penalizados com quatro tipos de infrações. Veja abaixo: 

  • Leve: 3 pontos
  • Média: 4 pontos
  • Grave: 5 pontos
  • Gravíssima: 7 pontos 

Os condutores podem ter a CNH cassada de três maneiras distintas, sendo elas: 40 pontos em um ano sem infrações gravíssimas; 30 pontos com apenas uma infração gravíssima; e 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!