As placas com o padrão Mercosul são obrigatórias desde 2020, mas há muitos proprietários que ainda não regularizaram seus veículos. Para evitar "dores de cabeça", é necessário solicitar a troca no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Abaixo, o Vrum explicou como realizar o procedimento.
Veja o passo a passo:
Para solicitar a regularização de carros com placa amarela para padrão Mercosul, o dono do veículo ou o seu procurador dará entrada no processo na unidade de atendimento do município de residência do proprietário. Para isso, será necessário o agendamento através do Detran de seu estado.
No dia do atendimento, o condutor terá que levar o requerimento para atualização cadastral de placa amarela para padrão Mercosul. Clique aqui para obtê-lo. Além disso, é necessário ir ao posto do Detran munido dos seguintes documentos.
- CRV frente e verso ou determinação judicial - O valor pode variar de R$ 120 a R$ 250, dependendo do estado.
- Documento de identificação pessoal - cópia simples.
- Comprovante de endereço - cópia simples.
- Taxa de revistoria recolhida pelo CPF/CNPJ - cópia simples.
- Laudo de revistoria - original - contendo: decalque de chassi, motor e 7 fotos nítidas do veículo (frontal, lateral direita e esquerda, traseira, motor, chassi e câmbio).
- Declarações sobre o motor - Anexos I e II da Resolução CONTRAN 282/2008 - com firma reconhecida por autenticidade.
Placas Mercosul: Diferenças e vantagens
A placa Mercosul foi adotada para padronizar a identificação de veículos nos países do bloco sul-americano: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A oficialização no Brasil começou em setembro de 2018, com o Rio de Janeiro sendo o primeiro estado a adotar o novo modelo. Em 31 de janeiro de 2020, ele se tornou o padrão nacional.
CORES
Uma curiosidade sobre a placa Mercosul é que as cores das letras e números variam conforme a categoria do veículo:
- Particulares: letras e números na cor preta
- Comerciais: combinação em vermelho
- Oficiais: letras e números na cor azul
- Especiais (teste): letras e números na cor verde
- Diplomáticos: combinação em dourado
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion