A Vertical Connect, empresa brasileira com sede no Ceará, recebeu aval da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar o primeiro voo teste de seu eVTOL (Veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), conhecido popularmente como "carro voador". A informação foi confirmada pelo Diário do Nordeste nesta sexta-feira (11).
O modelo que fará o voo experimental é um eVTOL Gênesis-X1, uma aeronave elétrica com capacidade para até quatro lugares. Segundo a Vertical Connect, o próximo passo será enviar os processos aeronáuticos para dar início à certificação.
"É um marco histórico porque deixa claro o quanto a Anac é importante nesse processo todo e, principalmente, o quanto a Anac apoia a Vertical Connect, incentivando, orientando para que a gente possa, de fato, fazer um grande projeto", comenta Carlos Mello, CSO da Vertical, ao Diário do Nordeste.
A Vertical Connect planeja fabricar "carros voadores" em um terreno situado na cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A expectativa é de um investimento de R$ 280 milhões em cinco anos. O local, entretanto, ainda está sob posse da Prefeitura e pode levar semanas ou meses até ser transferido para a empresa.
Outros modelos
Este não será o primeiro eVTOL testado no Brasil. No início do mês, a GoHobby colocou no ar sua aeronave em um voo experimental na cidade de Quadra, no interior de São Paulo. Este modelo, porém, comporta apenas duas pessoas e é operado remotamente.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!