Uma das maiores preocupações dos motoristas que vivem nas grandes cidades brasileiras é o assalto no trânsito. Somente em São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 20 pessoas são vítimas por dia. A Região Metropolitana, inclusive, corresponde a 70% dos crimes em todo o estado.
Assim, devido aos números alarmantes nos grandes centros urbanos, profissionais de segurança particular passaram a dar dicas de como evitar grandes prejuízos nessas situações. Uma delas é entregar o "kit ladrão" ao criminoso.
Policial federal há 23 anos e instrutor, Fábio Henriques é um dos especialistas que dão dicas para os motoristas nas redes sociais. Segundo o profissional, entregar uma carteira velha com um pouco de dinheiro é uma alternativa para se livrar do ladrão sem correr riscos.
"Ande com uma carteira velha, com um celular velho, documentos sem serventia e uns R$ 100 a R$ 150, porque, na maioria das vezes, o bandido quer um bem material. O importante é não negociar com o ladrão e se livrar daquela situação o mais rapidamente possível. Quanto mais demorar, maior é o risco", alerta Henriques, em publicação no Instagram.
Assista abaixo:
Em outras publicações, o especialista aconselha os condutores a manterem a calma e deixar as mãos visíveis ao assaltante. A ideia, segundo é Henriques, é garantir a saúde do motorista e, ao mesmo tempo, evitar grandes prejuízos em assaltos no trânsito. Veja outras dicas abaixo.
- Mantenha a calma e não reaja à ação do assaltante;
- Não olhe fixamente para o rosto do criminoso;
- Não faça movimentos bruscos;
- Ofereça o "kit ladrão";
- Evite estacionar em locais mal iluminados;
- Permaneça com os vidros e as portas fechadas.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!