O mercado de carros usados está aquecido. Somente em setembro, 991.603 automóveis e comerciais leves foram negociados no país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a quantia representa um aumento de 13,4%.
Em meio ao crescimento nas vendas, o comprador precisa ter cuidado para não adquirir um veículo roubado ou modificado. Pensando nessa possibilidade, o Vrum dá conselhos para o motorista se certificar que está buscando, seja em sites ou leilões, um carro usado regularizado. Veja abaixo.
1 - Desconfie de preços muito baixos
O primeiro passo é desconfiar de um preço muito abaixo do mercado - utilize a tabela Fipe como base. Nesses casos, o carro vendido pode estar com o documento irregular ou com sérios problemas de mecânica e carroceria.
2 - Verifique o documento
Uma dica extremamente importante é fiscalizar a autenticidade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Para isto, é preciso consultar o site do Detran do estado onde o carro foi registrado, utilizando a placa ou o Renavam do carro.
3 - Pesquise sobre o vendedor
É recomendado que o nome da pessoa que está vendendo o automóvel seja consultado. Desta forma, basta usar o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça, que disponibiliza a lista de criminosos procurados.
4 - Cheque a numeração do Chassi
O comprador também deve verificar a numeração do chassi gravada nos vidros ou na parte metálica localizada ao lado do passageiro. A sugestão é procurar por marcas de polimento no local de gravação ou diferenças na textura na superfície do vidro.
5 - Simetria do carro
Para ter certeza que o carro não foi modificado, é possível contratar empresas de vistoria e inspeção - eles poderão checar a simetria do carro, ou seja, se o alinhamento do capô, das laterais e do porta-malas é igual.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!