A Haas anunciou na última sexta-feira (11) uma parceria com a Toyota, o que se torna um marco importante para a equipe, que está na Fórmula 1 desde 2016. O objetivo desta aliança é ajudar a Haas, que vem enfrentando dificuldades técnicas nos últimos anos. Apesar disso, o time conseguiu uma melhora neste ano e ocupa atualmente a sétima posição no campeonato de construtores da Fórmula 1.
Um ponto importante é que, mesmo com essa nova parceria, a Haas vai continuar usando os motores da Ferrari até 2028, já que renovou seu contrato com a montadora italiana.
O que muda é a colaboração técnica com a Toyota Gazoo Racing, que vai ajudar em áreas como design e desenvolvimento de jovens pilotos, mas sem mexer na fornecedora de motores.
Ayao Komatsu, chefe da equipe, comentou que essa parceria de longo prazo surgiu da necessidade de fortalecer os recursos da equipe e conseguir o conhecimento técnico para competir de forma mais consistente. “Nos faltam certos recursos e capacidade de hardware para entender algumas coisas”, disse o japonês, como divulgado pelo Motorsport.com.
A Toyota também vê essa parceria como uma boa chance de inserir seus engenheiros na alta competição da Fórmula 1, sem precisar montar uma equipe do zero. A marca vai ajudar com tecnologia e suporte técnico, o que pode acelerar o desenvolvimento da Haas.
Com essa parceria, a Haas terá acesso às instalações da Toyota em Colônia, na Alemanha, onde a montadora já tem suas equipes de Endurance (WEC) e Rally (WRC). Mas, pelo menos no começo, a equipe americana não usará o túnel de vento da Toyota.
Outra boa notícia para a Haas é que a parceria vai ajudar a financiar suas peças e projetos de maneira mais acessível. Vale lembrar que a Toyota não será a patrocinadora principal da equipe, ficando como parceira técnica, enquanto a MoneyGram continua como patrocinadora master.
Uma novidade interessante é a criação de um Programa de Teste de Carros (TPC), que vai permitir que jovens pilotos da Toyota ganhem experiência pilotando carros de Fórmula 1 mais antigos, como os de 2022 e anteriores. Isso também ajudará engenheiros e mecânicos a aprimorar suas habilidades.
Embora o acordo ainda esteja nos primeiros passos, Komatsu disse que a ideia é usar o suporte da Toyota para, no futuro, formar uma equipe ainda maior e mais competitiva. E, quem sabe, até trazer pilotos da Toyota para integrar a equipe de reserva da Haas.
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