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Motos facilitam a vida das pessoas e dão mais trabalho para as autoridades

Como a praticidade para a população atrapalha a fiscalização dos oficiais de trânsito nas ruas do Brasil

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Motos irregulares apreendidas
Motos irregulares apreendidas Foto: PMMG / Divulgação

É inegável que ter uma motocicleta no Brasil é muito mais vantajoso que ter um carro, além de serem mais baratas são também muito mais econômicas que os automóveis. Mas, qual o problema das motos, e porque elas causam tantos problemas no trânsito das cidades brasileiras.



Hoje no Brasil, existem cerca de 32,2 milhões de motos registradas, esse número cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos. Portanto, o número de motocicletas e motociclistas irregulares também aumentou, pouco mais de 17 milhões, ou seja, mais da metade dessas motos estão contra a lei, ou seja, obrigando os policiais e agentes de trânsito a abordarem e fiscalizarem quantas motos conseguirem.

Na maioria dos casos, sem contar aqueles que estão cometendo imprudências no trânsito,  os motociclistas são abordados aleatoriamente e ainda sim são encontradas várias motos com irregularidades ou até mesmo pessoas sem a habilitação necessária. Casos onde os motoqueiros cometem ações perigosas no trânsito, as abordagens são justificadas. 

As motos, por serem veículos menores são bastante utilizadas por aplicativos, e por volta de 40% dos motoqueiros que rodam nesses aplicativos afirmam que não tiveram nenhum treinamento sobre.

Como o custo de uma moto é consideravelmente mais baixo que de um carro, elas tem se tornado cada vez mais consumidas pela população, e como pilotar uma moto é muito mais fácil que guiar um carro, constantemente as pessoas compram motos sem carteira de habilitação, e as utilizam para trabalho ou locomoção própria, já que uma moto de 160 cilindradas, consegue fazer por litro cerca de 35km. Um veículo desses é extremamente ágil, econômico e barato.

A maior dificuldade das autoridades responsáveis pela fiscalização das motos, está na quantidade de motos, nem todas são paradas. Em alguns casos motos completamente irregulares não são paradas em blitz, enquanto aquelas que estão de acordo são. Casos em que houve uma moto roubada, a marca e modelo são passadas para a polícia que abordam as que coincidem com a descrição.

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